em

Alunos aprendem a lavagem correta das mãos

A higienização das mãos é uma das principais formas de prevenção contra diversas doenças, inclusive contra as infecções respiratórias causadas pelo Coronavirus (Covid-19). Como medida para evitar a propagação de vírus como o da gripe e o H1N1, desde 2013 a Secretaria Municipal de Educação adota o uso do álcool gel na porta de escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil e incentiva a forma correta de lavar as mãos.

“Trata-se de um hábito internalizado pelas equipes gestoras das escolas, com uma importante variação pedagógica em sala de aula. O aprendizado que tivemos na prevenção de outras doenças em anos anteriores não foi esquecido e nós orientamos o uso do álcool mesmo em épocas onde a vigilância da sociedade tende a ser menor em relação às doenças, por não haver o alarme midiático”, demonstra a secretária de Educação, Esméria Saveli.

Por ser uma alternativa à lavagem das mãos com água e sabão, a recepção com o álcool gel também facilita a logística na entrada das turmas. “A orientação de sempre se lavar as mãos, ou utilizar álcool 70%, diz respeito ao fato de que elas são consideradas o principal meio de contato com diversos patógenos, uma vez que é recorrente que sejam levadas à boca e ao nariz, sejam utilizadas para tocarmos em objetos, ao espirrarmos, e também irmos ao banheiro, para preparar alimentos e cumprimentar pessoas”, explica a enfermeira Débora Monteiro, da Atenção Primária da Fundação Municipal de Saúde.

Incentivo

Os alunos Samielli Maria Mendes, 10 anos, e Arthur José da Silva, 9 anos, contam que incentivaram os pais sobre a importância da lavagem das mãos corretamente.

"Aprendi sobre a lavagem correta na escola, com a professora Rosane, e eu disse para os meus pais que era pra eles lavarem bem as mãos para que não sejam infectados", disse Arthur.

"Em casa, eu disse para a minha mãe e minha irmã que é muito importante lavar as mãos corretamente antes de comer e carregar álcool em gel na bolsa, não importa o lugar que você vai. É preciso lavar as mãos depois de pegar maçanetas e outros objetos que possam contaminar as pessoas", complementou Samielli.

Pedagógico

O trabalho ganha repercussão em sala de aula, conforme o nível escolar de cada turma, desde o infantil. “A higiene e os cuidados de saúde são elementos curriculares, desde a educação infantil. As crianças que crescem em nossas escolas ouvem diariamente sobre os bons hábitos de higiene e aprendem de maneira lúdica sobre a sua necessidade”, conta a assessora pedagógica e membro da Saúde Escolar, Eliane Stacheski Barbosa. (L.S.)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.