em

Pesquisa mostra cenário para governador e senador

Pesquisa mostra um número ainda alto de indecisos, mas mantém posição dos primeiros colocados das análises anteriores

Foto: Antonio Augusto/TSE

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta terça-feira (6), mais uma sondagem do cenário eleitoral para Governo do Paraná e para Senador da República. A pesquisa mostra que boa parte do eleitorado ainda está indecisa, ou prefere não opinar. Na pesquisa espontânea, 52% dos entrevistados disseram não saber em quem votar, ou optou por não responder, e outros 4,5% disseram que não pretendem votar em ninguém, pretendem anular o voto. No entanto, Carlos Massa Ratinho Junior se mantém à frente dos demais candidatos a governador, e o percentual de indecisos vem caindo.

Em junho, os que não sabiam em quem votar eram 73,6%. A redução desse perfil de eleitor foi de 21,6% em cerca de três meses. Naturalmente, influenciada pela consolidação das candidaturas e aumento na divulgação das plataformas dos candidatos.

Governador do PR

Nesse contexto, na pesquisa espontânea (quando não há indicação de nomes) Ratinho Junior surge com 31,6% dos votos, seguido por Roberto Requião, com 10,1%. Os demais candidatos têm menos de 1% cada um.

Na pesquisa estimulada (com apresentação dos nomes dos candidatos), Ratinho Junior tem 56,2% dos votos e Roberto Requião tem 23,8%. Gomyde aparece com 2,5% dos votos. Os outros seis candidatos têm menos de 1% dos votos, cada. Professora Angela e Professor Ivan aparecem com 0,4% cada um, seguidos por Adriano Teixeira e Joni Correia (0,2% cada) e Solange Ferreira Bueno (0,1%). Vivi Motta não pontuou nessa análise. Brancos/nulos foram 8,6% e 7,6% não responderam.

Considerando apenas votos válidos (excluindo brancos, nulos e que não responderam), Carlos Massa Ratinho Junior tem 67,1% dos votos, seguido por Requião (28,3%) e Gomyde (3%).

No item “rejeição eleitoral”, pesquisa estimulada, Requião aparece com 42,6% e Ratinho Junior com 21,5%.

Senador

A pesquisa também avaliou a preferência do eleitorado para Senador. Na pesquisa espontânea, 68,1% disseram não saber, ou preferiram não responder. Alvaro Dias está à frente, com 11,2%, seguido por Sérgio Moro (9,4%) e Paulo Martins (3,9%). Depois vêm Orlando Pessuti (1%), Rosane Ferreira (0,6%), Aline Sleutjes (0,5%), Desiree (0,2%) e outros nomes (0,4%). Na pesquisa estimulada, Alvaro Dias salta para 31,7% dos votos e Sérgio Moro tem 27,2%.

Metodologia

De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PR-09990/2022 para o cargo de Governador e Senador. Foram ouvidos pessoalmente 1.410 eleitores, de 62 municípios do estado, entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro. A amostra tem nível de confiança de 95% e margem estimada de erro de 2,7% para os resultados gerais.

Confira abaixo a pesquisa na íntegra:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.