em

Veja os números da última pesquisa eleitoral para presidente

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24)

Arte DC

Foi divulgada nesta quarta-feira (24) uma nova sondagem eleitoral para o cargo máximo do executivo brasileiro nas eleições de 2022; a última pesquisa de voto sobre o cargo de presidente foi feita pelo Instituto Paraná Pesquisas com eleitores de todo o país entre os dias 19 e 23 de agosto. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-03138/2022.

“Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais”, destaca o levantamento.

Considerando a margem de erro, esta última pesquisa para presidente aponta Lula (30% das intenções de voto) e Bolsonaro (26,5% das intenções de voto) distantes apenas 1,3% distantes um do outro no questionário espontâneo. A maior fatia – um terço (33,3%) é das pessoas que afirmaram ainda não saber em quem vão votar ou não responderam a pergunta. Abaixo dos dois candidatos em destaque, estão os votos brancos e nulos: 5,9%.

Considerando a evolução mensal de maio à agosto – mês este que teve duas pesquisas feitas – os percentuais de indecisos e de votos brancos e nulos diminuíram, enquanto que os de Lula e Bolsonaro aumentaram até a primeira quinzena de agosto e registraram uma leve baixa na segunda.

Avaliação do governo

Além do levantamento espontâneo, a última pesquisa para presidente fez questionários estimulados, mas também questionou os participantes sobre a avaliação e aprovação da administração do atual Presidente, Jair Bolsonaro.

Mês a mês a aprovação aumentou e chegou a 46,3%, enquanto que a desaprovação diminuiu, mas está em 49,8%. O percentual de pessoas que avaliam como “ótima” aumentou e está em 16,6%; “boa” diminuiu e está em 19,1%; “regular” manteve-se estável e está em 21,6%, “ruim” diminuiu e está em 8,5% e “péssima” diminuiu e está em 32,8%.

Confira a última pesquisa para presidente na íntegra:

Veja mais notícias sobre as eleições deste ano: dcmais.com.br/eleicoes-2022.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.