em

SAMU de PG tem metade das ambulâncias em manutenção

Foto: Arquivo DC

A Prefeitura de Ponta Grossa espera que, nesta semana, três ambulâncias retornem para uso diário pelo SAMU. Denúncia anônima enviada ao Diário dos Campos e portal dcmais na última semana sugeria que o número de viaturas disponíveis para o serviço estaria abaixo do mínimo necessário para a realização dos atendimentos rotineiros.

Conforme detalhado pelo município na manhã desta segunda-feira (2), o SAMU em Ponta Grossa conta com nove ambulâncias, uma das quais está cedida ao Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSamu). Quatro estão em uso efetivo e outras quatro estão em manutenção, aguardando conserto. Das quatro que estão em conserto, duas devem voltar a ser utilizadas já nesta terça-feira (3). Outra tem previsão de estar em uso até dia 7 de agosto.

Uma das viaturas ainda aguarda orçamento para que seja liberada para o conserto. O município não informou qual dos veículos ainda não tem orçamento liberado. Segundo informações extra-oficiais, um dos carros que está sem uso há vários meses é o Veículo de Intervenção Rápida (VIR), automóvel que, com características próprias, costuma ser utilizada pelo médico para chegada mais ágil a locais onde sua presença seja necessária. 

Portaria

Apesar de metade das ambulâncias do Samu em Ponta Grossa estar fora de operação, a Portaria 1.864/2003 do Ministério da  Saúde orienta que haja uma ambulância para cada grupo de 100 mil habitantes, o que significaria que quatro veículos básicos bastariam para o atendimento do município, que tem população estimada em 355.336 habitantes.

Leia também: Prefeitura informa que SAMU volta a contar com sete ambulâncias

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.