em

PG recolhe 3 toneladas de lixo no Lago de Olarias

Foto: José Aldinan-DCMAIS

O último final de semana foi um dos dias mais chuvosos do ano, em Ponta Grossa. Foi um dia em que muita pessoas precisaram ficar em casa, mas, se tivessem ido passear no Parque de Olarias, teriam encontrado um lago bem diferente daquele que serve de cartão-postal da cidade. O aumento da vazão proveniente dos arroios deu às águas aspecto barrento, e trouxe uma grande quantidade de resíduos sólidos urbanos. Na segunda-feira (17), equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente fizeram o recolhimento de 3 toneladas de lixo da superfície do lago.

O descarte inadequado de lixo ainda é problema grave na cidade, e o Lago expõe isso de forma mais flagrante, mas não é algo isolado. Naquele mesmo dia, outras 5 toneladas de resíduos foram retiradas do Arroio da Prancha, o que permitiu a desobstrução em trechos mais estreitos.

Na terça-feira (18), as atividades se estenderam até o Arroio da Ronda, em trecho de galerias que estavam parcialmente obstruídas pelo lixo. O arroio também é um daqueles nos quais a presença de resíduos gera consequências imediatamente visíveis. Nos últimos anos, por algumas vezes o nível da água subiu e, sendo o córrego um dos que passam sob a rodovia BR-376, no trecho urbano conhecido como Avenida Presidente Kennedy, o tráfego precisou ser interrompido até que a água voltasse a baixar.

Apesar das campanhas que a prefeitura informa realizar, e da formação ambiental que é dada aos alunos da rede municipal de ensino, as dificuldades são grandes no sentido de evitar a presença ainda constante de lixo nos arroios.

Recicláveis

Uma das explicações possíveis envolve o trabalho informal de catadores de recicláveis, muitos dos quais residem em áreas que deveriam ser de preservação e fazem, às margens de arroios, a separação dos materiais recolhidos nos bairros. Eventualmente, parte desses resíduos fica ao lado das águas e é carregada em dias de chuva intensa.

Solicitações

“A SMMA vem tendo um cuidado contínuo com os arroios do Município, trabalhando nas suas melhorias e também em sua preservação. Agora, nesse período de fortes chuvas, os trabalhos são mais intensos. A população também é importante nesse momento, podendo efetuar solicitações e denúncias através do Portal 156 da Prefeitura”, informa a Secretaria.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.