27 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Miniginásios de Ponta Grossa são fechados após ação judicial


Por Danilo Kossoski Publicado 23/03/2022 às 11h45 Atualizado 21/02/2026 às 02h34
Ouvir: 00:00
Foto: Reprodução Google

A Prefeitura de Ponta Grossa optou por interditar, a partir deste mês, todos os ginásios, miniginásios e quadras esportivas municipais que estavam sob cuidado de associações de moradores. A interdição ocorre como consequência de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) em 2019, contra o Município, a partir de denúncia de supostas irregularidades na administração desses espaços. As informações foram repassadas pela assessoria de imprensa do MPPR, a pedido do Diário dos Campos e portal dcmais.
A ação segue tramitando desde então, mas sentença proferida em abril de 2021 já havia determinado que o Município assumisse a gestão plena desses ginásios, “devendo o réu adotar providências imediatas para impedir qualquer cobrança por particulares ou associações”. Isso porque a denúncia apontava que particulares estariam cobrando pelo uso dos ginásios, sem qualquer controle da prefeitura.
Em manifestação da prefeitura à 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Ponta Grossa, datada de 7 de março de 2022, a Procuradoria Geral do Município informou estar cumprindo as determinações. Para isso, além de realizar as interdições, as associações de moradores foram notificadas sobre a proibição de cobrança para uso dos miniginásios.

Concessão


O Município também informou que está em tratativas, desde dezembro de 2021, com o Instituto União das Associações de Moradores e Condomínios de Ponta Grossa (Iuampg), para formalização a concessão de uso dos espaços conforme prevê o Decreto 13.182/2017. Até que a gestão desses espaços esteja regularizada, os ginásios devem permanecer sem uso.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura e perguntou quantos e quais são os espaços esportivos fechados, mas não houve resposta até a publicação desta nota.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.