em

Vídeo: Médico de Ponta Grossa explica efeitos da vacina contra a ômicron

Foto: Reprodução

O município de Ponta Grossa vive uma explosão de novos casos de covid-19 desde as primeiras semanas de janeiro. Somente nas duas primeiras semanas de janeiro, de 31 de dezembro a 2021 a 13 de janeiro de 2022, foram registrados 1270 confirmações na cidade (e nesta sexta-feira foram mais 426 novos casos). O número é menor que os casos confirmados nos primeiros dias de 2020 onde houveram 1715 registros. A diferença está na quantidade de óbitos e internamentos que apresentaram redução neste ano. A ômicron pode estar potencializando contágios, mas o médico Rafael Francisco do Santos diz que são positivos os efeitos da vacina na proteção contra a ômicron.

Vacina contra a ômicron

Apesar da explosão do número de casos, as vacinas contra a covid-19 têm sido efetivas na redução dos quadros severos. De acordo com o médico otorrinolaringologista Rafael Francisco dos Santos, clínica O1 Saúde, a vacina proporciona a menor capacidade de invasão do pulmão pela nova variante Ômicron, tornando os casos mais leves.

“O órgão mais crítico atingido é o pulmão e, nesse momento, ele está sendo preservado de certa forma. Os internamentos também reduziram, uma vez que não se tenha falta de ar, a necessidade é menor. Mas, mesmo assim, os cuidados devem ser mantidos. Pois se o número de pessoas adoecendo continuar aumentando, os hospitais vão passar por dificuldades”, destacou o espacialista. Veja a reportagem.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.