em

Árvore homenageada em livro e pintura é derrubada em Ponta Grossa

Queda de árvore interditou rua no Centro (Fábio Matavelli)

A árvore que, para alguns, é o símbolo da resistência da natureza em Ponta Grossa, foi atropelada por um caminhão-baú, na noite dessa terça-feira (18). O veículo, com placas de São José dos Pinhais, enroscou a parte superior nos galhos e acabou tendo o tronco quebrado próximo à raiz.

Há décadas ela se mantinha firme, ao lado do edifício na esquina das ruas Francisco Ribas e Comendador Miró. Cresceu e contornou a marquise do prédio, parecendo desafiar a falta de arborização na área urbana. Para a botânica, algo chamado fototropismo: o movimento em busca de luz.

Uma imagem que ficou marcada na memória dos ponta-grossenses, ela compôs cenário da obra “Resiliência”, em tela pintada pelo artista plástico Saulo Pfeiffer. Também foi tema do texto “A árvore que dobrou a esquina”, do livro “PG de A a Z”, de autoria do jornalista Ben-Hur Demeneck.

Caída, manteve interrompido o tráfego desde a Rua do Rosário até a Rua Júlia Wanderley, enquanto os bombeiros faziam sua retirada.

Árvore se manteve firme por vários anos (Divulgação)
Tronco lascou após passagem de caminhão (Fábio Matavelli)
Saulo Pfeiffer retratou a árvore em uma de suas pinturas (Reprodução)

Confira vídeo

Confira vídeo que mostra o momento exato da queda da árvore histórica na Francisco Ribas

Acompanhe no site DCmais: https://dcmais.com.br/destaques/arvore-homenageada-em-livro-e-pintura-e-derrubada-em-ponta-grossa/?preview_id=75630&preview_nonce=2e1647f331&preview=true&_thumbnail_id=75631

Posted by Diário Dos Campos on Wednesday, August 19, 2020

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.