em

Saiba as 9 regras que as vans escolares terão que cumprir em Ponta Grossa

A Prefeitura de Ponta Grossa autorizou o retorno do serviço de vans escolares, a partir deste mês, mediante o atendimento a uma série de medidas sanitárias que visam minimizar os riscos de contágio por covid-19. Os detalhes foram publicados no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (5). Confira:

1 – De acordo com o texto, o transportador deverá realizar medição de temperatura dos alunos antes de entrarem no veículo. Caso a temperatura esteja acima de 37ºC ou possuam sintomas gripais, os alunos não poderão adentrar no veículo de transporte.

2 – O documento ainda destaca que, no retorno da escola, se a temperatura estiver acima de 37ºC ou possua sintomas gripais, o transportador deverá acionar a escola para que a mesma entre em contato com os familiares.

3 – O transporte escolar deverá circular com metade da sua capacidade de ocupação, bloqueando assentos para garantir distanciamento, ou seja, os alunos devem manter distanciamento seguro entre os passageiros.

4 – Os bancos deverão ser revestidos por material liso e impermeável de modo a facilitar a higienização.

5 – O transportador ainda deverá fazer a desinfecção interna do veículo e das maçanetas externas depois de cada viagem, podendo ser realizada com água e sabão, solução de água sanitária ou álcool líquido 70%.

6 – Durante o percurso as janelas do veículo devem estar abertas para promover ventilação adequada, sempre que possível.

7 – Deve ser mantido o uso obrigatório de máscara durante o trajeto pelo motorista, monitor e pelos alunos.

8 – deve haver álcool em gel 70% nos veículos do transporte escolar para que os estudantes possam higienizar as mãos.

9 – O consumo de bebidas e alimentos dentro do transporte escolar ficam proibidas.

Higienização será constante

Kamila Correa, que trabalha no segmento de transporte escolar, aguentou firme o período de completo fechamento das escolas. Agora está ansiosa pelo retorno. Nessa sexta-feira (5), ela participou de reunião com outros profissionais do segmento, junto ao Comitê de Operações em Emergências (COE) para covid-19. A maior dificuldade, segundo ela, é instalar revestimento liso nos bancos, o que deve ser solucionado nos próximos dias. “No resto, já estamos preparados e adotando todas as medidas de segurança, que incluem o distanciamento e higienização de todas as superfícies, principalmente as maçanetas”, diz.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.