em

Procura por autotestes covid cresce 61% em Ponta Grossa

Estatística de rede de farmácias aponta aumento no número de pessoas com sintomas da doença

Foto: Breno Esaki / Agência Brasil

Os boletins oficiais da covid-19 em Ponta Grossa vêm demonstrando, até o momento, estabilidade nos números de contágios pelo SARS-CoV-2 ao longo das últimas semanas. No entanto, as estatísticas da Fundação Municipal de Saúde (FMS) tendem a apresentar subnotificação em relação aos números reais, especialmente depois que farmácias passaram a ofertar os autotestes covid, em março deste ano.

Um levantamento feito pela rede de farmácias Fleming de Ponta Grossa aponta que, a partir do dia 26 de abril, o número de autotestes covid vendidos aumentou 61% em relação à média do restante do mês.

Autotestes covid

De acordo com Priscila Da Caz, farmacêutica e supervisora de compras da rede, o aumento nas vendas do produto teve início no dia 22 de abril, chegando ao pico no dia 26. Desde então, a venda média diária se mantêm 61% superior à venda média diária verificada entre 1º e 25 de abril. O número se refere às 23 lojas da rede no município.

Não é possível saber o diagnóstico, pois o resultado só é conhecido pelo próprio paciente. No entanto, o dado permite supor que há um aumento no número de pessoas com sintomas compatíveis com a covid-19, e que leva à compra dos autotestes.

“É curioso observar que o número de autotestes vendidos nos últimos cinco dias de abril foi, exatamente, o mesmo verificado nos cinco primeiros dias de maio, sugerindo que a procura se mantém alta”, comenta Priscila. O aumento também coincide com o período imediatamente posterior ao feriado de Páscoa.

O produto

O autoteste é de fácil manuseio e aquisição e permite que o paciente verifique, em casa, se está ou não positivado para a infeção pelo novo coronavírus. Embora seja proposto como ferramenta auxiliar no diagnóstico, e não dispense a consulta com médico, na prática o autoteste se tornou alternativa aos testes em laboratório, pela rapidez, preço e praticidade.

Subnotificação

O diagnóstico do autoteste não é computado pelas estatísticas oficiais. Em março, a FMS já alertava para a possibilidade de aumento na subnotificação em virtude da oferta do produto.

Em Ponta Grossa, não há, até o momento, registro de aumento nos casos da doença.

No Paraná, a média móvel de casos está em alta há mais de uma semana. No boletim desta sexta-feira, o aumento nos novos casos foi de 88,2% em relação à média de 14 dias atrás.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.