no ,

Ponta Grossa tem três óbitos em asilos em um único dia

A 80ª, 81ª e 82ª vítimas da covid-19 em Ponta Grossa, divulgadas nesta quarta-feira (16), eram moradoras de asilos da cidade. Com isso, são pelo menos cinco mortes por covid-19 confirmadas entre moradores de asilos de Ponta Grossa. O DC checou a informação cruzando dados divulgados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) com dados do obituário, na página oficial da prefeitura.

A 80ª vítima é mulher, de 85 anos, e faleceu no Hospital Universitário. O exame PCR teve resultado positivo em 22/08. A 81ª vítima é mulher de 84 anos, faleceu dentro do mesmo asilo onde residia a 80ª vítima, cinco dias após receber o diagnóstico da doença.

A 82ª vítima é um homem, de 76 anos, com comorbidade. Ele estava em UTI, teve exame PCR positivo em 10/09 e entrou em óbito nesta quarta-feira. Ele residia em outro asilo da cidade, o mesmo onde moravam as vítimas de número 54 e 67, falecidas em 24/08 e 09/09, no Hospital Universitário.

Orientações

De acordo com a prefeitura, a Atenção Primária está fazendo o acompanhamento dos asilos, e a FMS tem feito desde o início inúmeras orientações. “A Vigilância Sanitária solicitou os planos de contingência, foram feitas inspeções nesses locais (…), testagem de PCR em todos os idosos e todos os funcionários, e agora fazendo TR (no 2º ciclo de 3), testes fornecidos pelo Estado. A FMS também dá apoio técnico sempre que é preciso, mas a responsabilidade é dos asilos, eles precisam pôr em prática os planos, afastar servidor positivo”, informou, por meio de assessoria de imprensa.

Sem retorno

A reportagem do DC entrou em contato com as duas instituições nas quais residiam as vítimas. O objetivo era saber quais ações estão sendo adotadas para prevenir o contágio dentro dos asilos.

Em ambas, foi dito que não havia representante da diretoria nem da assistência social que pudesse responder aos questionamentos da imprensa. Também não houve retorno para a redação até o fechamento desta edição.

Há pelo menos mais um óbito de morador de asilo, que estaria sob análise da FMS, como suspeito de vítima da covid-19. O município tem um total de nove óbitos a confirmar.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Eduardo Pazuello toma posse como ministro da Saúde

Ideb: veja quais escolas de Ponta Grossa tiveram maiores notas