em

Municípios da 3ª Regional devem rastrear casos de covid, diz 3ª Regional

Representantes dos 12 municípios que compõem a 3ª Regional de Saúde participaram de reunião por videoconferência, nessa quarta-feira (23), para tratar de assuntos pertinentes à prevenção contra a covid-19. Entre os temas tratados estavam a vacinação, os percentuais de ocupação de leitos, a assistência e transporte de pacientes. A reunião culminou na aceitação de uma nota orientativa (veja no final desta reportagem) que, em síntese, determina a ampliação das estratégias de monitoramento e rastreamento da covid-19.

O diretor da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier, explica que os municípios já buscam fazer o monitoramento dos pacientes, mas que isso não basta. É preciso conhecer melhor as circunstâncias dos contágios e ampliar as testagens.

“Precisamos dar continuidade a esse monitoramento, e adotar novas estratégias. Temos que contatar os pacientes e identificar possíveis contatos de pessoas confirmadas [com covid-19] e locais onde estiveram, para que eles entrem na estratégia de monitoramento. Precisamos ampliar o rol de possíveis contaminados e, se necessário, pedir para se isolarem”, comenta Xavier.

Ele destaca que o momento exige medidas adicionais, diante da circulação de novas cepas do coronavírus, incluindo a ampliação de testagens pelo método RT-PCR.

Robson Xavier: “Nota segue as orientações da Organização Pan-Americana da Saúde”

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.