O setor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU) voltou a registrar aumento na taxa de internamento de pacientes infectados pelo coronavírus. Houve lotação máxima na UTI Covid nesse final de semana. Após várias semanas de relativo conforto na ocupação de leitos, no sábado (2) a estatística ficou acima dos 100%, com 37 pacientes em espaço destinado a até 36.
Nesta segunda-feira (4), o setor chegou ao final da manhã tendo nova redução, indo a 67% da ocupação, com 24 pacientes no espaço destinado a 36. Número bem diferente da lotação máxima da UTI Covid, verificada dois dias atrás.
A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais questionou a Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio de sua assessoria de imprensa, se a variação é considerada esperada. Também perguntou sob quais circunstâncias o Hospital Universitário teria que ampliar o número de leitos, como fez em outros momentos da pandemia de covid-19, mediante autorização da SESA-PR. Não houve resposta até a publicação desta notícia.
O HU chegou a ter 60 leitos de UTI e 64 clínicos, voltados para pacientes covid, em março deste ano. O aumento ou redução de leitos disponíveis foi condicionado às estatísticas da doença. Em agosto, o número de leitos foi reduzido para 36 em UTI e 57 em enfermaria.