em

Aos domingos, número de testes para covid diminuem até 86%, em Ponta Grossa

Diariamente a Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa tem feito em média de 260 a 300 testes, incluído os métodos RT-PCR e o rápido, de acordo com os dados divulgados no boletim municipal. Mas aos domingos, as testagens caem até 86% se comparada com os dias de semana.

A reportagem do Diário dos Campos levantou o número de testes realizados nos últimos quatro domingos e conseguiu verificar essa diminuição. A seguir a relação dos números de testes e confirmações. Importante esclarecer, que os casos positivados do método PCR não são necessariamente de testes feitos naquele mesmo dia, já que o resultado demora até 72 horas para ser divulgado. Já o teste rápido sai em 30 minutos depois de realizado.

No dia 21 de junho, 58 testes foram realizados: 35 PCR com 15 confirmados para covid neste dia e 23 rápidos com um positivo para a doença.

Já no dia 28 de junho, foram 23 testes realizados: 20 PCR com 11 positivos para covid e três rápidos e o três confirmaram para a doença.

No primeiro domingo de julho, no dia 05, o número de testes subiu para 82: com 15 PCR e nove confirmados com coronavírus e 67 rápidos com sete positivos.

E no último domingo, dia 12 de julho, o número voltou a baixar para 36 testes realizados: 19 PCR com 25 confirmados (resultados também de outros dias) e 17 rápidos com sete positivados para covid-19.

Durante a semana e até mesmo aos sábados, a Fundação tem mantido uma média de testagens de 260 e chegou a 350 em alguns dias. Na semana passada, questionada se estava faltando testes na cidade, a assessoria de imprensa da prefeitura respondeu que não estava. “Sobre a quantidade de testes rápidos, o município recebeu 10.160 até o momento. Já os PCR são realizados pelo Estado, pois o município realiza apenas a coleta e envia para o Lacen”, diz a nota.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.