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Governo do PR assina contrato de R$ 257,2 milhões para obra entre PG e Palmeira

foto: DER/PR

O Governo do Estado vai investir R$ 257,2 milhões para complementar a modernização entre Ponta Grossa e Palmeira. Da interseção com a PR-438 até o distrito urbano de Palmeira, na BR-277, o DER/PR vai executar 32,7 quilômetros de pavimentação de concreto.

A reportagem do jornal Diário dos Campos e portal DCmais teve acesso ao documento da  assinatura do contrato da obra com o Consórcio Palmeira (nº114/2024), formado pelas empresas Castilho Engenharia e Empreendimentos S/A e Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda, no valor de R$ 257.215.000,14. O contrato tem vigência por 900 dias.

A obra prevê a utilização da técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente passa por melhorias para ser utilizado como base para uma nova camada de pavimento rígido de concreto. Também serão implantados 15,2 quilômetros de terceiras faixas em todos os segmentos críticos de ultrapassagem, e novas vias marginais de pavimento asfáltico na Colônia do Lago.

Neste trecho também está previsto o alargamento da ponte sobre o Rio Forquilha em 4,8 metros para incluir um passeio para pedestres e uma ciclovia bidirecional. Além disso, será construído um novo viaduto em Palmeira, no cruzamento da PR-151 com as ruas XV de Novembro, Manoel Ribas, Daniel Mansani e a Avenida Nacim Bacila.

Mais obras na PR-151

Em 14 de setembro deste ano, o governador do Paraná, Ratinho Jr, participou do evento que marcou o início das obras de duplicação da PR-151, entre Ponta Grossa (BR-376) e Palmeira (interseção com a PR-438). Serão duplicados 5,8 quilômetros da rodovia, com investimento de R$ 160 milhões da concessionária CCR.

A obra contará com 700 metros de marginais, sete trechos elevados para garantir um fluxo constante de tráfego, recuperação de um viaduto e alargamento de outros dois, além de correção de uma curva. Toda a execução será em pavimento asfáltico.

O montante faz parte do acordo firmado pela concessionária com o Governo do Estado, o Ministério Público Federal (MPF) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) para liquidação das obras do antigo Anel de Integração. Antes disso, em outro acordo com o Estado, a CCR já havia concretizado diversas obras, entre elas viadutos em Ponta Grossa, Campo Largo e Piraí do Sul, duplicações em Imbaú e Ortigueira, e o acesso a Castro.

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