Menu
em

‘Crônicas dos Campos Gerais’ seleciona textos para 4ª edição; saiba como participar

Douglas Passoni de Oliveira coordena terceira edição do projeto Foto: José Aldinan

A Academia de Letras dos Campos Gerais está promovendo a 4ª edição do projeto Crônicas dos Campos Gerais, com o objetivo de estimular a escrita regional e revelar novos escritores. Os interessados em participar podem enviar seus textos para a iniciativa, de acordo com o coordenador Douglas Passoni de Oliveira. As crônicas devem retratar situações do cotidiano reais ou fictícias da região, com demarcação cronológica. A participação é gratuita e aberta a autores com idade mínima de 16 anos, sendo que os textos devem ter até 2500 caracteres.

Desde sua primeira edição em 2019-2020, já foram selecionados 198 textos de autores de várias cidades do Paraná, especialmente da região dos Campos Gerais. Esses textos estão disponíveis no blog do projeto e em veículos parceiros da imprensa local e regional. Na terceira edição, realizada entre junho de 2022 e julho de 2023, foram recebidos 68 textos de 29 autores diferentes, com destaque para a descoberta de seis novos cronistas.

“Os textos devem ser caracterizados como crônicas, isto é, relatos curtos de situações do cotidiano reais ou fictícias, com narrativas no âmbito da região dos Campos Gerais, que traduzam demarcação cronológica”, conforme destacou o idealizador e acadêmico Mário Sérgio de Melo. Os interessados em participar podem encontrar mais informações e o regulamento no blog do projeto.

Como participar?

Os autores interessados em participar do projeto Crônicas dos Campos Gerais devem seguir algumas instruções para o formato e conteúdo de seus textos. Não é necessário que os textos sejam inéditos, mas os autores devem assumir a responsabilidade pela autenticidade da autoria. Além disso, os textos devem ter no máximo 2.500 caracteres com espaços, o que corresponde a aproximadamente 3 minutos de leitura.

Para enviar os textos, os autores devem encaminhar os dois arquivo digitais em formato .doc para o endereço de e-mail cronicascamposgerais@gmail.com. O primeiro arquivo deve ter o nome da crônica simplificado e conter o texto. O segundo arquivo deve ter o nome do autor simplificado e incluir as seguintes informações: nome completo, idade, profissão, endereço, RG, telefone, e-mail, título do texto enviado, biografia simplificada (até cinco linhas) e uma fotografia digital recente. Em caso de dúvidas, os autores podem enviar um e-mail para o endereço mencionado.

A formatação preferencial é em arquivo digital no formato .doc, com o nome da crônica simplificado. A fonte deve ser Arial 12, com espaçamento duplo, em folha no formato A4 e margens de 2,0 cm. A linguagem pode ser coloquial, mas é importante evitar termos chulos ou desrespeitosos.

Os textos podem ser enviados a qualquer momento durante a vigência do projeto, que teve início a quarta edição em julho de 2023 e está previsto para encerrar em setembro de 2024. Não há limite para o número de textos que podem ser enviados, mas é importante que tenham qualidade literária e estejam de acordo com as normas mencionadas.

Leia também: Livro ‘Crônicas dos Campos Gerais’ terá 2ª edição

A seleção dos textos será realizada por uma comissão julgadora composta por membros da Academia de Letras dos Campos Gerais. Serão considerados critérios como conformidade com as normas estabelecidas, criatividade, originalidade, qualidade literária e a identidade e relevância do tema para a região dos Campos Gerais do Paraná, incluindo peculiaridades das cidades ou da zona rural.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile