em

Castro volta a registrar óbito por covid-19 após quase 3 meses

1 a cada 20 habitantes da cidade não tomou nem a primeira dose da vacina contra a doença

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A cidade de Castro voltou a registrar óbito por covid-19 neste fim de semana, quase três meses após a última morte causada pela doença. A 263ª vítima do município foi um homem de 51 anos, que faleceu no sábado (4). 

Antes dele, a 262ª vítima havia sido uma mulher de 95 anos, que veio a óbito em Castro por covid-19 no dia 13 de março.

Segundo a Prefeitura Municipal, atualmente não há pacientes internados devido à doença na cidade, nem em leitos regulares, e nem em UTIs, mas há 76 pessoas com a infecção ativa, que estão em isolamento domiciliar.

Na última semana, de 31 de maio a 6 de junho 74 casos foram confirmados e 396 descartados, mas ainda havia 4 em análise. A cidade também soma 18.617 casos recuperados.

Máscaras

Nesta semana o uso de máscara voltou a ser obrigatório em Castro para alunos da rede municipal de ensino a partir de três anos, professores e funcionários das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS).

Há duas semanas a obrigatoriedade já era cobrada de servidores e usuários de ambientes públicos municipais de atendimento à saúde, como unidades de saúde e UPA, por exemplo.

Vacinômetro

Castro já aplicou a primeira dose da vacina contra a covid-19 em 68.239 pessoas. Como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que a cidade atualmente possui 72.125 habitantes, chega-se à conclusão de que 5,38% da população (ou 1 a cada 20 habitantes) não se vacinou – seja por vontade própria ou por não possuir a idade mínima para a imunização (acima de 5 anos).

A segunda dose já foi aplicada em 62.970 pessoas e as duas doses de reforço já somam 39.507 aplicações.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.