Castro e Sanepar assinam convênio para levar água encanada a mais de 400 moradores


Por Redação Diário dos Campos
Prefeito de Castro e representantes da Sanepar

Foto: Sanepar/Luiz Arnaldo de Lima

Prefeito de Castro e representantes da Sanepar
Foto: Sanepar/Luiz Arnaldo de Lima

O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, esteve em Curitiba nesta terça-feira (23) para a assinatura do convênio do Programa Sanepar Rural que garantirá a implantação e melhoria do sistema de abastecimento de água na comunidade de Santa Clara. O acordo também contou com a participação do diretor de Operações da Sanepar, Sergio Wippel, representando a presidência da companhia, além do deputado estadual Anibelli Neto, responsável pela articulação da demanda junto ao Governo do Estado.

investimento total é de mais de R$ 417 mil sendo R$ 264 mil de responsabilidade da Sanepar e R$ 153 de contrapartida do Município de Castro. A obra prevê a implantação de aproximadamente 2 mil metros de rede de distribuição e 2,5 mil metros de adutora, com prazo de execução estimado em dois anos. Ao todo, cerca de 90 ligações deverão ser realizadas, beneficiando aproximadamente 405 moradores.

A iniciativa atende a uma reivindicação antiga da comunidade de Santa Clara, que há anos aguardava a implantação do sistema de água tratada. O programa é desenvolvido em parceria entre o Município e a Sanepar, com fornecimento de materiais e equipamentos pela companhia e execução de parte da infraestrutura pelo poder público municipal.

Durante o ato de assinatura, o prefeito Reinaldo Cardoso destacou o caráter histórico da demanda. “Uma aspiração de mais de dez anos de uma comunidade. São famílias que clamam por esta água. E hoje nós estamos levando o recurso e o compromisso da Sanepar pela instalação. É um dia muito especial, nosso povo vai ficar muito feliz e eu estou feliz porque é um compromisso que assumimos e estamos cumprindo. É saúde, é o conforto das famílias”, afirmou.

O deputado estadual Anibelli Neto ressaltou que o convênio representa mais qualidade de vida, desenvolvimento e infraestrutura para a população rural, além de destacar a continuidade de novas ações do Governo do Estado no município. “Saneamento é saúde, é menos gasto no posto de saúde. É mais uma conquista para nossa querida Castro”, disse.

A implantação do sistema de abastecimento em Santa Clara integra as ações de ampliação do saneamento rural em Castro, com foco na universalização do acesso à água tratada e no fortalecimento das comunidades do interior. (Das assessorias)

Sair da versão mobile