em

Vítimas de acidente com ônibus precisam de doação de sangue

Há deficit principalmente de sangue dos tipos ‘O negativo’ e ‘O positivo’ / Foto: Rodrigo Covolan

Os hospitais de Ponta Grossa ainda mantêm internadas algumas vítimas do acidente com um ônibus, ocorrido no último domingo, na BR-376. A familiar de uma das vítimas entrou em contato com o DC para informar a necessidade de doção de sangue. Nesta semana, o Hemonúcleo informou que os estoques estão abaixo do ideal para os tipos ‘O positivo’ e ‘O negativo’. Na tarde de quarta-feira, segundo a chefe do Hemocentro, Elaine Alves Chirichela, havia apenas seis bolsas de sangue do tipo ‘O negativo’, o que serve apenas para, no máximo, duas pessoas. “O ideal é pelo menos 20 bolsas”, afirma.

Elaine explica que este tipo de sangue é um dos mais raros, por outro lado, é um doador universal. “Por isso, ele sempre está em falta”, comenta.

De acordo com ela, os estoques de sangue em baixa podem comprometer os pacientes internados e a situação se complica quando há acidentes com grande número de feridos, por exemplo. “Algumas vezes, a situação chega a ser crítica, o que não ocorreu por conta deste último acidente. O problema maior ocorre durante as festas de fim de ano. Na última temporada, tivemos até que telefonar para os doadores”, conta a chefe.

Além das doações feitas diretamente pelos voluntários no Hemonúcleo, o órgão também realiza campanhas nas cidades da região. Na terça-feira, por exemplo, a equipe esteve em Sengés, onde recolheu 62 bolsas de sangue.

O Hemonúcleo fica na esquina das ruas General Osório e Coronel Dulcídio, Centro, e funciona das 7 às 18h30. Além de boa saúde, o doador precisa ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e apresentar um documento com foto. O processo de doação dura 40 minutos. O telefone para mais informações é (42) 3223-1616.

Acidente

O ônibus da Viação Garcia tombou na manhã de domingo, no quilômetro 468 da BR-376, em Ponta Grossa. O acidente deixou três mortos – uma mulher de 65 anos, um bebê de dez meses e uma criança de quatro anos – e mais 38 pessoas feridas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.