em

Via recebe 900 toneladas de capa asfáltica

Divulgação
Ao lado dos quase três quilômetros de pista haverá ciclovia e calçada

Asfalto que liga centro da cidade à BR-153 deve ficar pronto em 70 dias

A obra de pavimentação da via de acesso entre a cidade e a Transbrasiliana (BR-153), pelo Parque Passo do Risseti e distrito industrial, recebeu nesta quarta e quinta-feira (10 e 11) mais de 900 toneladas de concreto betuminoso usinado a quente – ou seja, teve início a etapa de aplicação da capa asfáltica. Neste ritmo, os 2,8 quilômetros de rua devem estar completamente pavimentados dentro de 70 dias com a aplicação de R$ 2,8 milhões em recursos do Ministério do Turismo.

Wilson Domingos Celli, engenheiro da Dalcon Engenharia, responsável pelo projeto e supervisão da obra, detalha que o primeiro lote está em fase de conclusão. “Já temos 1,2 quilômetros de pista asfaltada e esta etapa é rápida. Depois vêm o acabamento com plantio de gramas, sarjetas e outros detalhes”.

O engenheiro explica que o pavimento é dimensionado para receber carga de volume pesado de veículos. “É um pavimento que deverá suportar os grandes veículos que usam o acesso às indústrias de Tibagi”, acentua. A pista de 7,2 metros de largura conta com mais dois metros de canteiro lateral, com grama, e ainda pista de caminhada e ciclovia, com 2,5 metros de pavimentação.

O segundo lote de asfaltamento para um quilômetro de via que ainda não está pavimentado deve entrar no orçamento do próximo ano do governo federal. A Prefeitura de Tibagi já trabalha nos projetos para aprovação pelo Ministério. Na terceira etapa ainda devem ser implantados energia elétrica com iluminação e emissários de água na via.

Desenvolvimento

Iniciada em junho do ano passado, a obra representa desenvolvimento para o Município. “Esta nova pista vai ser um atrativo para pessoas que querem montar empresas no distrito industrial. O acesso era muito ruim, foi muito mal feito porque não foi planejado, não havia drenagem. Muitos faziam a volta e entravam pelo outro acesso, da Vila São José, para não passar por ali. Agora Tibagi ficará mais perto da Transbrasiliana e acredito que é bom tanto na questão turística, quanto para as indústrias”, analisa Rildo Leonardi, secretário municipal de Urbanismo e Obras Públicas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.