em

Vereadores saem em defesa do Contorno Norte

Execução de obra em Ponta Grossa foi novamente debatida por parlamentares; presidente da Câmara defendeu projeto que está sendo analisado pelo governo federal

 

Divulgação
Mainardes ressaltou importância da obra para moradores da região e diminuição de acidentes na Souza Naves

 

A construção do Contorno Norte de Ponta Grossa – obra que vem sendo estudada pelo Ministério dos Transportes atualmente – monopolizou os debates na Câmara dos Vereadores na tarde de ontem. Dois dias após alguns parlamentares questionarem a execução do projeto na cidade, na sessão de quarta foi a vez de vereadores favoráveis – entre eles o presidente da Casa, Sebastião Mainardes (DEM) – à obra tomarem a palavra e defenderem o Contorno em Ponta Grossa.

Raramente visto usando a tribuna, Mainardes fez um discurso em defesa da obra, citando números, como acidentes e o fluxo de veículos nas avenidas Souza Naves e Presidente Kennedy, vias que seria desafogadas caso a obra seja executada. “Presenciamos acidentes diariamente nessas avenidas, há uma média de 25 mortes por ano nessa região, uma média de 43 acidentes diários. São 140 mil pessoas que vivem naquela área. O Contorno Norte é algo importante sim, é uma obra imprescindível”, defendeu o presidente do Legislativo.

Mainardes foi uma das lideranças que em março deste ano esteve em Brasília, para uma audiência com o Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, pleiteando a viabilidade do Contorno Norte.

Também subiram à tribuna em defesa da obra na cidade os vereadores Rogério Mioduski (PPS), Walter José de Souza, o ‘Valtão’ (PROS), o líder do governo na Câmara Izaias Salustiano (PSDC) e Luiz Bertoldo (PRB). Todos citaram a importância da obra para o município e também para o Estado, já que a região concentra um corredor de exportação de grãos no Paraná.

Antonio Laroca Neto (PDT) também abordou o tema, no entanto, adotou uma posição ‘neutra’ em relação ao tema. “Não sou contra o Contorno Norte, e até posso ser favorável, desde que se convença a população de que é uma obra necessária.

Discurso contra

Em contrapartida ao apoio declarado de Mainardes, Valtão, Salustiano, Mioduski e Bertoldo, os parlamentares Daniel Milla (PSDB) e Amauri Manosso (PT) voltaram a questionar a execução do projeto na cidade. Assim como ocorreu na segunda-feira, os vereadores alegam que a retirada do fluxo de veículos iria prejudicar o comércio na região (“são cerca de dois mil empregos gerados nessa área”, argumentou Manosso) e que obras de melhoria nas avenidas Souza Naves e Presidente Kennedy seriam a melhor opção. Delmar Pimentel (PP) também se juntou à bancada contrária ao Contorno Norte de Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.