em

Venda de caminhões novos cresce 46%

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou o balanço de veículos vendidos e emplacados em 2018 e um dos destaques foi a alta nas vendas de caminhões novos no país.

O mercado de caminhões encerrou o ano de 2018 com um crescimento de 46,8% na comparação com 2017, onde foram emplacados 76.431 novos caminhões.

O vice-presidente da Federação, Sérgio Zonta, avaliou positivamente o fechamento do ano de 2018 e apontou alguns fatores que motivaram esse crescimento. “A queda acentuada na inadimplência do setor, o aumento expressivo da participação dos bancos nos financiamentos, tanto os privados como os de montadoras, além do crescimento dos índices de confiança dos frotistas e transportadores”, explica. Zonta também revela que várias empresas investiram em formação de frota própria, como consequência da greve dos caminhoneiros.

O setor de caminhões se recupera depois de alguns anos com queda nas vendas, mas ainda o número está longe do período entre 2008 e 2014, quando foram vendidas mais de 100 mil unidades ao ano.

Entre as principais empresas que vendem caminhões no Brasil está a DAF Caminhões, que tem fábrica em Ponta Grossa. A unidade é responsável pela produção de dois modelos que são vendidos no país inteiro, além de produzir também os motores dos caminhões. O foco da empresa é apresentar uma linha que tenha eficiência e baixo custo operacional. A DAF completou cinco anos de operações no Brasil e já entregou mais de 3,6 mil caminhões para o mercado interno.

Projeção

Para 2019, a Fenabrave projeta crescimento de 15,4% para a venda caminhões novos. Já para o setor em geral, o crescimento deve atingir 10,1% com relação a 2018.

Dados

A Fenabrave ainda destaca que o segmento de veículos novos em geral – automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos – apresentaram um crescimento nos emplacamentos de 13,58%. Isso significa que 3,6 milhões de veículos foram adquiridos no ano passado.

Todos os tipos de veículos registram crescimento no acumulado no ano, os dados revelam quantos emplacamentos de veículos novos foram feitos: 2,1 milhão de automóveis; 368 mil comerciais leves; 76 mil caminhões; 19 mil ônibus; 940 mil motos e 44 mil implementos rodoviários.

Mais de 76 mil caminhões novos foram adquiridos em 2018 (foto: Arquivo DC)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.