em

Uso de máscara será obrigatório em Ponta Grossa, anuncia Rangel

Por Patrícia Lucini

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB) anunciou, por meio de suas redes sociais, na noite de domingo (21) que nesta segunda-feira (21) publicaria novo decreto para tornar obrigatório o uso de máscara como prevenção ao novo coronavírus em Ponta Grossa.

Embora a medida não tenha sido oficializada nesta segunda-feira, a Prefeitura informou que o departamento jurídico trabalha na elaboração do decreto, que deve ser publicado em Diário Oficial na quarta-feira (22). Há algumas semanas o prefeito já havia anunciado que tornaria 100% obrigatório o uso de máscaras nos locais públicos da cidade, mas acabou recuando. 

Atualmente, por meio de decretos municipais, é obrigatório o uso destes equipamentos pelos usuários do sistema de transporte coletivo beneficiários de gratuidades ou reduções da tarifa, sendo recomendado o uso para os demais usuários.

Também instituído em decreto, no atendimento ao público, as empresas obrigatoriamente devem dar preferência para pessoas que estejam usando máscaras, como forma de incentivar a adoção dessa medida de prevenção por toda a população.

As empresas que prestam atendimento ao público devem fornecer máscaras para prevenção de contágio a todos os trabalhadores, promovendo a substituição periódica. Nos supermercados, bancos e lojas de departamento, o uso de máscara e luvas é obrigatório para os idosos. 

Outras cidades

Entre as cinco maiores cidades do Paraná, Ponta Grossa é a única que ainda não tornou obrigatório o uso de máscaras. Em Maringá, o prefeito Ulisses Maia, decretou no sábado (18) o uso obrigatório de máscaras de proteção contra o novo coronavírus por toda a população. Em Londrina, a medida é obrigatória desde o dia 15. Em Curitiba, o uso de máscaras se tornou obrigatório no dia 17 e vale tanto para espaços públicos como para ambientes comerciais. Em Cascavel, medida semelhante está em vigor desde o dia 13. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.