em

Trabalhar em casa pode prejudicar a rotina e a produtividade de um profissional?

Rotina

O regime de trabalhar em casa gerou um aprendizado para todos nós. Antes ficava evidente para a maioria das pessoas qual era o momento de trabalhar, pois estava na empresa, e o momento que efetivamente eu estava me dedicando para as minhas atividades particulares seja estudando ou praticando esportes. Na medida em que começamos a trabalhar de maneira remota, trabalhamos em casa, muitas pessoas começaram a não compreender o quanto a ausência de uma rotina poderia levá-los a uma espécie de liberdade excessiva.

*****

Improvisos

De outro lado também, a implantação de uma rotina equivocada pode levar o profissional a criar um conjunto de desculpas sobre o que pode ou não pode fazer no dia-a-dia. Imaginemos um exemplo: um profissional que estava acostumado a trabalhar na empresa mediante um conjunto de recursos disponíveis agora tem de improvisar em casa. Ele pode optar por encontrar caminhos alternativos e de alguma maneira elevar a sua produtividade tendo foco nos resultados, ou de outro lado, ele também pode usar essa escassez de recursos como uma desculpa dizendo que por falta de condições não está conseguindo apresentar o desempenho, o resultado que ele tanto desejava. Aí você percebe que chega um divisor de águas na vida de um profissional.

*****

Desculpas

Há aqueles que se agarram na desculpa e agora fazem de tudo para justificar o quanto não é possível desempenhar, desenvolver e trabalhar normalmente. Entretanto também há pessoas que procuram aproveitar essa situação, procuram improvisar e literalmente usam a criatividade para não deixar com que a produtividade prejudique a sua carreira. Resumindo, se você está trabalhando em casa é muito importante que você se dedique a estabelecer uma rotina positiva no seu dia-a-dia para a sua carreira. Caso contrário, você vai se perder um pouco, vai se agarrar em desculpas e ao final será mais um daqueles que mais lamenta do que aproveita a oportunidade, a crise, para crescer e se desenvolver. Pense nisso!

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.