em

UEPG e Tecpar assinam acordo de cooperação

Divulgação

Convênio possibilita montagem de laboratório de última geração na área de técnica operatória e cirurgia experimental, além da criação de grupo de pesquisa

O curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) passa a contar com um Laboratório de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental que não encontra similar nos cursos da área e hospitais universitários do Estado. A montagem do laboratório no Bloco M (Setor de Ciências Biológicas e da Saúde) é resultado de acordo de cooperação com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), assinado na quinta-feira pelo reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, o presidente do Tecpar, Júlio César Felix, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, durante reunião do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais do Paraná (CRUEP), realizada na Sala dos Conselhos da UEPG (Bloco da Reitoria – Campus Uvaranas).

Pelo acordo, o Tecpar repassa à UEPG um conjunto de equipamentos necessários para a montagem do Laboratório de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, orçados em R$ 1,4 milhão. Como contrapartida, a UEPG deverá, em parceria com o Tecpar, desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na área médica e veterinária. Júlio Felix explica que os equipamentos foram adquiridos pelo Tecpar Educação por meio de proposta submetida ao edital MCT/SETEC/CNPq 08/2011 (Apoio a Parques Tecnológicos).

Como coordenador do projeto aprovado pelo CNPq, Júlio Felix comenta sobre a enorme expectativa em torno dessa parceria com a UEPG, reiterando que a UEPG passa a contar com equipamentos que poucos laboratórios no país possuem, citando o exemplo do ‘Arco em C’. “Isso permitirá a produção de novas técnicas operatórias e publicações de destaque no cenário médico mundial”. Entre mais de 90 equipamentos, destaca ainda insumos como sistemas de suporte circulatório, Raio-X e analisadores de gases. “Todos os equipamentos são novos e sem uso, alguns deles, como o sistema de Telemetria, vêm direto da fábrica para o laboratório da UEPG”, completa.

Rodrigo Silvestre, gerente do Tecpar Educação, classifica a montagem do laboratório na UEPG como uma grande conquista, após três anos tentando construir um espaço para disposição dos equipamentos. A diretora do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, Fabiana Postiglione Mansani (Departamento de Medicina), afirma que UEPG se sente honrada em ser escolhida como depositária desse laboratório que, realmente, será um diferencial na formação acadêmica e produção científica do curso de Medicina que obteve reconhecimento antes mesmo de formar a sua primeira turma (o que acontecerá em julho de 2015), justamente pela qualidade e comprometimento do seu corpo docente.

Além do curso de Medicina, serão alcançados os demais cursos da área da Saúde e o curso de Zootecnia, do Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia. Assim será criado o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Dispositivos Médicos, coordenado pela UEPG e Tecpar Educação.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.