em

Turismo e cultura na pauta dos candidatos

A série DC Eleições 2012 chega ao fim, neste final de semana, com a divulgação por parte dos candidatos a prefeito em Ponta Grossa -Marcelo Rangel (PPS), Márcio Pauliki (PDT), Péricles de Mello (PT), Leandro Dias (PSOL) e Krystofer Bannach (PCB)- de suas respectivas propostas para a cultura e o turismo. No âmbito da cultura, os concorrentes já subscreveram carta-compromisso formulada pelo Conselho Municipal de Política Cultural. No que se refere às ações para o fomento e desenvolvimento do turismo, ainda nesta sexta-feira, o Conselho Municipal do Turismo e o Grupo Gestor de Ponta Grossa promoveram o encontro ‘Turismo em Pauta’ para conhecer as propostas dos candidatos e obter deles o compromisso com as demandas do setor.

 

Leandro Dias (PSOL)

Nós do PSOL propomos para Ponta Grossa a descentralização da cultura. Precisamos dar alternativas para os cidadãos que vivem nos bairros de nossa cidade, garantindo assim atividades lúdicas e culturais para todos e todas. Queremos que tenha escolas de teatro e música nos bairros, queremos cinema móvel em toda a cidade, queremos entrada gratuita de estudantes em espetáculos culturais, além de garantir o que foi assinado na carta-compromisso proposta pelo Conselho Municipal de Cultura. Para o turismo, nós do PSOL propomos maior facilidade aos pontos turísticos de nossa cidade como Parque Estadual de Vila Velha, Buraco do Padre, entre tantos outros. O cidadão ponta-grossense precisa ter seu direito de acesso à cidade garantido. Revitalizaremos os parques existentes em nossa cidade e que hoje estão abandonados, valorizando também nosso turismo local. Além disso, cumpriremos o que está escrito na Carta de Diretrizes para o Turismo em Ponta Grossa. 

 

Krystofer Bannach (PCB)

A cultura é fundamental para o bem-estar de um povo. Nosso compromisso é apoiarmos as iniciativas locais de cultura, bem como artistas de nossa cidade. Apoiaremos a preservação do patrimônio histórico e a história de nossa cidade, preservando a memória de nossa gente.conservaremos e revitalizaremos espaços históricos, transformando-os em amplos espaços culturais.incentivaremos o desenvolvimento humano, bem como as raízes e etnias da formação de nosso povo. Realizaremos festivais culturais da canção, teatro e dança. Teremos uma escola municipal de artes para toda comunidade, sem custo. Em nossa gestão resgataremos a importância do conselho municipal de cultura, patrimônio e turismo. Nosso plano de governo para o turismo trará o trabalho conjunto com as agencias de desenvolvimento locais, bem como, parcerias com as universidades e faculdades. Capacitaremos e qualificaremos os profissionais que trabalharão com o turismo de Ponta Grossa. Revitalizaremos o turismo verde, inclusive trazendo festivais culturais para parques e áreas ao ar livre. Criaremos incentivos de abatimento do IPTU, para as indústrias que apoiarem e patrocinarem a cultura de nossa cidade. Faremos importantes eventos para atracão da cultura e turismo verde, em parceria com os setores hoteleiros, bem como, criaremos uma publicação anual, o guia do turismo para Ponta Grossa.deste modo, geraremos, com a cultura e o turismo local, uma melhor distribuição qualidade de vida e geração de renda para os pontagrossenses.

 

Marcelo Rangel (PPS)

Coligação ‘Coração Ponta-grossense’

Fomentar o turismo regional com ações de comunicação, junto a ABAV. Dar condições  de vôos no Aeroporto Santana, bem como  abrir conversação  com companhias aéreas.Fomentar o turismo de  grandes eventos e congressos. Buscar e produzir projetos  que possam ser alavancados  com financiamentos estadual e federal , tendo como assessoria os turismólogos. Montar um plano de ação junto com turismólogos para divulgação da cidade em âmbito nacional e Internacional.Apoio ao  escritório de turismo de Ponta Grossa, para ações de hotelaria e divulgação . Trabalhar juntamente com o Governo de Estado para aumentar  de forma viável as visitas no parque de Vila Velha. Criar uma Vila Turistica com infraestrutura de turismo.  Criar condições de fomento e projetos para que Hotéis Fazenda desenvolvam estilos  e temas diferentes de hospedagem. Camping , Trailer , chalés  e apartamentos . Conceder ao IPLAN  a fiscalização  e treinamento  dos  taxistas com vistas aos eventos esportivos no Brasil em 2014 e 2016.  Aprovar LEI de incentivo a Cultura. Fomentar e ou apoiar diversos festivais nos mais variados estilos musicais. Apoio a UEPG, ao seu  festival de Teatro. Criação do Museu da Imagem e do  som.Criar a disciplina de artes nas escolas municipais.Dar prosseguimento  ao plano de governo  nas ações de Cultura e Turismo, com ajustes feitos por técnicos das áreas.

 

Péricles de Holleben Mello (PT)

Coligação ‘Viva Ponta Grossa!’

Em nossa primeira gestão reformamos o espaço para a Escola de Dança, a Capela Santa Bárbara e a Estação Saudade para a Biblioteca Municipal Bárbara, além deadquirir e adaptar o Cine Teatro Ópera.Criamos o projeto Trocando Figurinhas, que divulgava os atrativos turísticos da região e fizemos levantamento e inventário do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. Em nossa segunda gestão oplano de preservação doPatrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico terá critérios definidos e os conselhos de Cultura, de Patrimônio e o de Turismo serão fortalecidos. Nos bairros vamos fazer as Caravanas da Cultura e trazer para Ponta Grossa o CUCA – Centro Urbano de Cultura e Arte, onde os todos poderão acessar conhecimento nas áreas de teatro, cinema, música, fotografia, dança, gastronomia, circo e comunicação. No Turismo vamos promover o Parque de Vila Velha eo Parque Nacional dos Campos Gerais.  Construiremos uma Estrada Parque e ciclovia do Campus UEPG de Uvaranasaté o Passo do Pupo e vamos trabalhar para a implantação do Centro de Geologia e Paleontologia de Vila Velha e o do Geoparque dos Campos Gerais.

 

Márcio Pauliki (PDT)

Coligação ‘Ponta Grossa pode mais’

Ponta Grossa dispõe de um potencial gigante na área do turismo. A cidade deve aproveitar esse nicho para divulgar ainda mais o seu nome no cenário nacional e fazer disso geração de emprego e renda. As Rotas Turísticas e Ecológicas dos Campos Gerais irão concentrar diversas atividades para todas as idades explorando as belezas naturais da região. Vamos reconhecer a importância dos tropeiros e dos operários ferroviários para a nossa formação cultural através do Museu Interativo Ferroviário e da Festa dos Tropeiros. A Virada Cultural irá oferecer 24 horas ininterruptas de eventos variados e, em paralelo, a Virada Gastronômica  servirá pratos típicos da nossa região. Ofertar em parceria com o estado e com o governo federal recursos para a produção cultural com temas referentes à Ponta Grossa e colocar em prática a Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Implantar o Plano Diretor de Turismo e destinar verba orçamentária para a Fundação Municipal de Turismo.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.