em

Toda pressão no ambiente de trabalho é negativa?

Motivação

No mundo empresarial, existe tanto a pressão de caráter positivo quanto a de
caráter negativo, pois nem sempre a pressão que um profissional recebe no
ambiente de trabalho pode ser encarada como negativa. Para entender melhor vamos a um exemplo. Na empresa A, trabalham pessoas que efetivamente gostam do que fazem e quando vários clientes fazem uma série de pedidos com um curto prazo de entrega, essa pressão em ter que produzir em ritmo acima do normal torna-se uma espécie de estímulo para a motivação individual. As frases comuns tendem a ser: Vamos lá pessoal, é hora de mostrar todo o nosso potencial!. Ou seja, a pressão positiva é aquela que desafia as pessoas a perceber o seu verdadeiro limite.

 

*****

Reclamações

Já na empresa B, onde trabalham pessoas que não gostam do seu trabalho, um volume de pedidos com um prazo curto de entrega pode significar mais um motivo para lamentação. E as frases típicas na equipe serão: É sempre assim, os clientes não se programam e somos nós que sofremos. Por que o pessoal de vendas cometeu essa loucura de vender mais do que o normal? Na verdade, a pressão negativa pode estar forçando as pessoas a atingir um limite maior do que ele realmente é. É claro que existem profissionais que necessitam estar com um grande volume de coisas para fazer, caso contrário, sentem-se inúteis ou pouco importantes no processo.

 

*****

Cuide com os excessos

Entretanto, tome cuidado para não cometer excessos ao gerar a pressão positiva, pois ela pode se transformar em negativa com facilidade. A dica é tentar compreender que a pressão faz parte da vida daquele que se considera um verdadeiro profissional. Afinal, não há demonstração mais eficaz de que uma pessoa é profissional do que quando ela consegue não só suportar a pressão, como também, consegue não repassar a pressão recebida para as pessoas que trabalham com ela.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.