em

TSE quer acessibilidade nos locais de votação

A 14ª Zona Eleitoral, responsável por organizar a eleição municipal em Ponta Grossa, está emitindo um alerta aos eleitores que têm dificuldades de locomoção, permanentes ou temporárias, para que solicitem a transferência de seus locais de votação para seções com garantia de acessibilidade. De acordo com o chefe do Cartório da 14ª ZE, Júnior César Borges, até o dia 05 de outubro -dois dias antes do pleito- a Justiça Eleitoral ainda tem condições de viabilizar estas solicitações. Na cidade existem mais de 660 locais de votação nas áreas urbana e rural, distribuídos em cinco Zonas Eleitorais.

Júnior destaca que se o eleitor informar a Justiça Eleitoral com antecedência, é possível garantir condições mínimas de acessibilidade. “Em alguns casos, um cadeirante pode, por exemplo, ter seu local de votação no piso superior de um colégio e, a partir do momento que tivermos esta informação, podemos garantir que a pessoa possa votar no piso térreo, minimizando os obstáculos ao exercício do voto. As pessoas podem vir até a Zona Eleitoral ou, simplesmente, nos avisar por telefone”, considera. Vale ressaltar, ainda, que todas as urnas utilizadas no pleito de outubro contam com inscrição em braille.

Cadeirante, o estudante João Vítor Miranda, 29, é eleitor e recorda que já deixou de votar por pelo menos duas vezes em função da falta de condições de acessibilidade nos locais de votação. “Eu voto no Colégio Professor Colares e em algumas situações, cheguei a nem ir votar. Depois de alguns anos, fizeram uma rampa no colégio e melhorou um pouco o acesso. Mas, se o voto é obrigatório para todos, deveria existir condições para que todos votem também”, enfatiza, recordando que a acessibilidade no transporte público e em calçadas e vias da cidade também deveria ser considerada neste aspecto. Mais informações na edição impressa do DC desta terça-feira.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.