em

Skatistas apresentam novo projeto para pista em PG

A turma do skate clássico poderá  ganhar  uma pista em Ponta Grossa que atenda ao estilo  original da modalidade, criada nos anos 1970, na Califórnia, assim como era a velha ‘Banks’, que existia em Olarias. O projeto já foi elaborado e deve fazer parte do complexo em torno do futuro Lago de Olarias. Um dos responsáveis dessa empreitada é o abnegado skatista das antigas, James Robson França, conhecido como Sádico, de 41 anos.

Ele conta que depois de algum tempo conversando sobre o assunto com o engenheiro e amigo, Ivan Loureiro, e também o parceiro Rodrigo Abilhôa, decidiram juntos  tomar a frente de um projeto pra uma pista nesse estilo. “Sem titubear a escolha foi reconstruir o Banks de Olarias, a clássica pista demolida pelo ex-prefeito Pedro Wosgrau”, disse Sádico. Passado quase um ano de conversas, reuniões e tudo mais, surgiu o projeto virtual da nova edição da Banks.

Márcio Ferreira, diretor presidente da Agência Reguladora de Águas e Saneamento Básico do Município de Ponta Grossa (Aras), afirmou que a pista pode ser incluída no projeto de urbanização em torno do Lago de Olarias. “É bem interessante e tem todas as condições de fazer parte do novo complexo”, disse.

O skate não é novidade em Ponta Grossa desde os anos 1980, quando um grupo de skatistas conseguiu que a Prefeitura (gestão Otto Cunha) construísse uma pista onde hoje está o Ginásio Jamal Farjallah Bazzi, no Parque Ambiental. O projeto da pista, batizada de Banks, seguia o modelo californiano, ao estilo ‘dogtow’. Antes dessa, já havia uma mini-banks na área do Monteiro Lobato, que existe até hoje, mas está abandona e em péssimas condições.

Desde então, o skate sobreviveu em Ponta Grossa e o estilo clássico do skate foi dando lugar ao que chamam hoje de ‘street’, ou seja, andar pela rua, pulando bancos e manobrando em escadas. Recentemente, houve uma conversa com o prefeito Marcelo Rangel com representantes da Federação de Skate do Paraná e alguns skatistas locais. Com eles, a arquiteta e urbanista Jamile Salim, avaliou e aprovou um projeto de uma nova pista de skate, no estilo street, que deverá ser  construída na região de Oficinas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.