em

Sindicato Rural discute na quinta a APA da Escarpa Devoniana

O Sindicato Rural de Ponta Grossa discute nesta quinta-feira, 08 de setembro, no projeto  “Quinta com Café” a Área de Preservação Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana. O encontro é realizado na sede do Sindicato, às 8h, sendo aberto gratuitamente aos produtores e profissionais da agropecuária da região. O encontro também conta com a presença dos presidentes do sindicatos que fazem parte do Núcleo Sindical dos Campos Gerais.

A área de preservação foi criada em 1992, e possui 392 mil hectares que abrange 13 municípios, conforme indica o mapa feito Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O município de Balsa Nova tem um situação delicada, pois 71% de seu território fica dentro da escapa. Esses dados foram foram criados  em 2004, mas que ainda não foram concluídos, pois depende de um debate mais aprofundado para se chegar a uma conclusão que atenda a preservação sem tirar o sustento dos produtores.

O presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto,  explica que a intenção da reunião com os presidentes e profissionais da área e para discutir esse tema importante para o setor. “Esse assunto é importante para economia e sustentabilidade dos Campos Gerais.  Muitos usam palavra sustentabilidade como uma questão ambiental, mas ela vai além disso. Sustentabilidade deve contemplar todo um processo, ou seja, para ser sustentável deve atender todos os pontos de vista tanto de quem preserva como de quem produz. Por isso vamos discutir a lei de proteção da escarpa devoniana. Essa lei é muito importante e deve ser revista por todos os setores da economia.”, destaca o presidente Gustavo. Ele fala inda que deve ser observado tanto a área de proteção como de produção, por isso a reunião é importante, para que o lado do produtor também seja contemplado na lei. “Através dos presidentes que formam o  Nucleo Sindical dos Campos Gerais, vamos discutir essa questão de preservação, produção, geração de emprego, renda. Isso sim é a real sustentabilidade de toda a nossa região. Pois a a preocupação em preservar a área é de todos, mas a proposta não pode inviabilizar economicamente os municípios.”, defende Ribas.

Serviço: Endereço: R. Teodoro Rosas, 1384 – Centro, Ponta Grossa – PR, 84010-180 – Telefone: (42) 3222-4945 – Horário:· 08h às 11h45min e das 13h às 17h.

Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.