em

Senai oferece 1,2 mil vagas para cursos técnicos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com inscrições abertas em todo o Paraná para cursos técnicos semipresenciais. Os cursos desta modalidade oferecem flexibilidade ao aluno, que pode escolher como, quando e onde estudar, já que 80% das aulas são a distância e 20% presenciais, realizadas nos laboratórios do Senai.

Na região dos Campos Gerais, são três cidades que estão recebendo as inscrições para os cursos: Ponta Grossa, Jaguariaíva e Telêmaco Borba. As vagas são para automação industrial, mecânica, manutenção automotiva, eletromecânica e desenvolvimento de sistemas bilíngue – Tech IT. Os valores das mensalidades são a partir de R$ 226, podendo variar dependendo do curso que o aluno escolher.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Senai, ter ensino técnico pode aumentar a renda média do profissional em até 18%. Os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) mostram que o salário de técnicos supera, muitas vezes, o de profissionais de nível superior. A pesquisa afirma que 70% das pessoas que fazem um curso técnico conseguem voltar para o mercado de trabalho logo após o término do curso.

O diretor da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, John Elvis Ramalho, explica que os cursos técnicos são ótimas oportunidades para quem quer conseguir um emprego. “A qualificação vem em primeiro lugar quando o candidato vai procurar um emprego. O contratante prefere alguém que tenha um curso em uma área específica do que tenha uma experiência com pouco aperfeiçoamento profissional”, esclarece. Ramalho destaca que na agência todas as semanas têm vagas disponíveis para automação industrial, operador de empilhadeira e mecânica.

Aulas

No curso semipresencial, 80% das aulas são online e 20% são práticas, sendo ministradas a cada 15 dias nos laboratórios do Senai. O aluno realiza a maior parte do curso a distância, com aulas pela internet. Para isso, recebe um login e senha para acesso a todas as aulas online, com os conteúdos e as atividades que deverá desenvolver ao longo do curso. As aulas dos cursos técnicos semipresenciais começam entre os dias 11 e 13 de abril, dependendo do curso escolhido, e as matrículas podem ser efetuadas até o início das aulas. Para se inscrever basta comparecer a unidade mais próxima.

Novidade

A novidade esse ano é o curso de desenvolvimento de sistemas bilíngue, o Tech IT, com módulos em português e inglês. Esse curso vem para atender à indústria 4.0 e formar profissionais desenvolvedores de sistemas em diversas áreas com ênfase em soluções tecnológicas, unindo as soft skills, que são competências comportamentais, aos conhecimentos práticos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.