em

Secretário estadual discute comunicação e turismo em PG

Será realizado amanhã (4) o primeiro dos quatro debates previstos para esse ano através do Fórum Empresarial de Ponta Grossa, que em 2019 chega à sua 9ª edição. Com o objetivo de discutir assuntos de interesse da comunidade executiva, o evento traz à cidade o secretário estadual de Comunicação Social do Paraná, Hudson Roberto José, que palestrará sobre a importância da comunicação para o desenvolvimento do turismo.

Em entrevista ao jornal Diário dos Campos o secretário, graduado em jornalismo, avaliou que atualmente vivemos em um momento de extrema oportunidade relacionada ao setor. “Temos, em todo o mundo, pessoas em trânsito na busca pelo conhecimento, pela cultura, pela referência; um exemplo disso foi a recente notícia de congestionamento no Monte Everest, o que revela a busca pela aventura. E, na diversidade turística, o Paraná tem uma posição privilegiada, ofertando desde picos para escalada até mares e rios, com a oportunidade de conhecer novas cidade e turismo religioso”, citou Hudson, ressaltando que a comunicação é uma aliada para essas descobertas.

Segundo ele, o governo estadual vem usando estratégias para proporcionar à população o acesso a esses locais. “Temos intensidade de movimentação de pessoas, que podem saber da existência do que pra elas são novas opções de visitação através de imagens, vídeos e registros em geral. As redes sociais ajudam nesse cenário, despertando interesse para essas experiências e potencializando os locais para o mundo”, afirmou o jornalista.

Como resultados já positivos o gestor público apresentou dados da campanha de carnaval desenvolvida pelo governo nesse ano. “O processo de divulgação foi feito no entorno do Paraná, focando em estados como Santa Catarina, Mato Grosso e São Paulo. Pelo levantamento feito, pontos que antes não eram tão procurados acabaram tendo uma taxa de ocupação entre 85% e 100% – como Curitiba, por exemplo, onde a média histórica dos hotéis era de 45% de ocupação”, contou Hudson José.

A região dos Campos Gerais, para ele, é uma das bases mais aparentes para o turismo no estado. “Temos o Parque Vila Velha, o Alagado, cachoeiras, tropeirismo, canyons, comunidades como Witmarsum, as cooperativas e sua história… se pegar moradores que cresceram em grandes centros urbanos eles não sabem como é o cotidiano de uma vida rural, por exemplo, o que atrai curiosidade”, aponta o secretário, destacando que Ponta Grossa é, ainda, um polo econômico e de desenvolvimento industrial, que atrai oportunidades de negócio.

Novos formatos

Durante a entrevista, o jornalista também destacou que a comunicação é uma questão de adaptação e escolha de ferramentas. “Quando falamos em comunicar não nos referimos apenas às massas. Temos muitas oportunidades que estão disponíveis e não são usadas com tanta intensidade por falta de conhecimento ou incompreensão sobre como trabalhar com os elementos da área”, avalia Hudson.

Como exemplo, o gestor público cita as mudanças no setor imobiliário. “Às vezes uma ‘simples’ fotografia pode trazer um diferencial com a sua edição. Há quinze anos o setor imobiliário vivia de visitas, mas hoje o consumidor entra no site e já entra em contato com a empresa com a decisão de compra tomada. Isso se deve às plataformas digitais, onde a pessoa pode ver, de casa, as opções disponíveis, e vale para a maioria dos setores econômicos. O turismo também tem que entrar neste nível de cuidado para se destacar”, analisa o secretário estadual.

 

Hudson José

Hudson é formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e tem especialização em Planejamento e Propaganda e em Gestão pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Sua experiência inclui a coordenação das áreas de Comunicação e Marketing em grandes empresas: foi diretor de Comunicação na região Sul do grupo português Sonae, diretor de Marketing da Unimed, diretor de Comunicação da PUC-PR e diretor de marketing da rede de restaurantes Madero, além de ter sido diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná.

Como jornalista, atuou na área de economia e negócios, com experiência como correspondente da Gazeta Mercantil em Curitiba, repórter especial de economia da Folha de Londrina e colunista da Gazeta do Povo, analisando estratégias de marketing digital em campanhas políticas.

 

Serviço

O debate “A importância da comunicação para o desenvolvimento do turismo”, com Hudson José, secretário de Comunicação Social do Paraná, será realizado amanhã (4), às 19 horas, na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.