em

Secretaria de Educação de PG trabalha com três possíveis datas para retomada das aulas  

A secretária de Educação de Ponta Grossa, Esméria de Lourdes Saveli, informou, por meio de vídeo, que  a Secretaria trabalha com três possíveis datas para a retomada do calendário letivo: 1º de junho, 1º de julho e 1º de agosto. "Em maio, com certeza, não haverá retorno às aulas", adianta. 

Ela reforça, no entanto, que a retomada das aulas presenciais não depende da vontade da secretaria; "O que temos que fazer hoje é o isolamento social para nos protegermos, e que a pandemia vá logo embora. O retorno não depende de nós, mas do movimento da pandemia e autoridades superiores definirem quando volta", afirma. 

As aulas em todo o Paraná – na rede pública e privada de ensino, assim como nas universidades públicas estaduais – estão suspensas desde o dia 20 de março como forma de combate à pandemia do novo coronavírus, por meio de decreto estadual. A orientação foi seguida pela Prefeitura de Ponta Grossa, suspendendo as aulas na educação infantil e ensino fundamental da rede municipal. 

Vem Aprender 
Com a suspensão das aulas na rede municipal, desde o dia 20 de abril os alunos das escolas públicas municipais de PG estão tendo acesso pela televisão aberta a conteúdos produzidos diretamente pelas professoras e professores da Secretaria Municipal de Educação. Trata-se do programa Vem Aprender, que vai ao ar na TV Educativa de Ponta Grossa – afiliada à TV Cultura – de segunda a sexta-feira às 9 horas, com reprise às 14 horas.  
"A avaliação que eu faço enquanto secretária é muito positiva, pelo desempenho que os profissionais da educação municipal estão tendo nestas aulas, neste programa, e muito mais ainda por saber a receptividade que as crianças tiveram em relação às aulas", aponta Esméria. 
Nos últimos dias, a secretaria intensificou a oferta das atividades de ensino para que os alunos que estão em isolamento social possam desenvolver o aprendizado em suas casas. O site sme.pontagrossa.pr.gov.br já disponibiliza os conteúdos para impressão, mas nem todas as famílias têm acesso à internet e impressora em casa. Por essa razão, cada escola está entrando em contato com os responsáveis para envio das atividades relacionadas às aulas do programa exibido na TV Educativa. As professoras desenvolvem exercícios de fixação com base nos conteúdos apresentados na televisão. Ainda assim, a secretaria informa que todos os conteúdos serão retomados a partir do retorno das aulas.

Confira o vídeo divulgado pela secretaria:

 

Rede estadual

A Secretaria Estadual de Educação, por meio de sua assessoria de comunicação, informou ao DC que está descartada a volta às aulas da rede pública estadual ainda no primeiro semestre. A definição de um novo calendário está condicionada à evolução dos casos de covid-19.

Segundo a secretaria, o retorno das aulas deverá ser decidido em consonância com a Secretaria Estadual de Saúde, que organiza as ações de combate ao novo coronavírus no Paraná. 

Rede particular

Na rede particular de ensino do estado, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe) anunciou a criação de um plano de retomada gradativa. A iniciativa se dará, se aprovada pelos órgãos oficiais, de forma paralela à reabertura econômica no estado, com todas as medidas de prevenção recomendadas para o combate à pandemia da covid-19. O plano envolve uma retomada gradual das aulas, sempre mantendo o distanciamento social e as medidas de assepsia nas instituições. No entanto, conforme afirmou o governador Ratinho Junior, por meio de suas redes sociais – em resposta a seguidora – a retomada das aulas nas escolas particulares deve acontecer apenas no segundo semestre, provavelmente em agosto.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.