em

Sebrae/PR promoveu encontro para integrar comunidades de startups de todo o Paraná

O Sebrae/PR promoveu o encontro nessa semana (4 e 5 de março), iniciativa que visa integrar o ecossistema de startup do estado. O primeiro encontro do grupo contou com a presença de empreendedores do estado, além de representantes de comunidades e aceleradoras envolvidos no contexto.

O objetivo foi reunir os representantes das diversas comunidades de startup do estado para construir ações integradoras que promovam o fortalecimento do Paraná como protagonista no cenário nacional.

O coordenador estadual do Projeto Startup do Sebrae/PR, Rafael Tortato, aponta que o Paraná possui o único unicórnio fora do estado de São Paulo e tem desenvolvido importantes polos tecnológicos em diferentes regiões do estado, mas que é possível alavancar ainda mais esse crescimento. 

"Podemos integrar ainda mais os atores para que o estado possa conquistar um destaque maior a nível nacional e até mesmo internacional. Temos potencial e as condições para isso e, a partir de uma unicidade estadual, é possível atrair mais investimentos e criar novas oportunidades para os empreendedores. É um movimento que trará benefícios para todo o desenvolvimento econômico do estado", afirma ele.

O Encontro

O evento foi conduzido por Edson Mackenzie, um dos principais mentores de empresas inovadoras do Brasil. Ele ressaltou a importância de se ter um ecossistema de inovação integrado que permita a retenção de talentos e criação de oportunidades, da densidade e da cultura de inovação e de empreendedorismo presente em uma sociedade, da presença de investimentos e de um ambiente regulatório favorável. "Um ambiente de inovação favorável deve ser espontâneo e não estimulado por apenas um desses atores. Todos os envolvidos têm que se sentir motivados a participar", ressaltou.

Mackenzie ressaltou que é possível fazer com que as startups cresçam e se desenvolvam em suas próprias cidades, sem que precisem se instalar em grandes centros como São Paulo e Curitiba. Para isso é preciso criar um ambiente de negócios favorável. Segundo Regina Acutu, da startup Verifact, de Maringá e membro da comunidade Redfoot, a iniciativa impulsionará o cenário de inovação. "Com esse encontro tivemos a oportunidade de entender todo o potencial inovador do estado conhecer as demandas e necessidades de comunidades de outras regiões que, muitas vezes, são complementares às nossas. Com isso, as startups podem integrar soluções que já existem no Paraná, podem se fortalecer e crescer ainda mais rápido", reforçou.

Regina cita como exemplo os primeiros contatos com outras regiões como o sudoeste do Paraná, que possui um polo tecnológico. Douglas Henrique Batista, da startup Minha Leitura, de Pato Branco, ressaltou a importância de falar sobre algumas iniciativas de sua região e de aprender com outros empreendedores. "Nunca tivemos uma ação como essa para a construção de um trabalho que faça sentido para todas as regiões. Estamos com uma expectativa alta pelos resultados", exaltou.

As ações de integração também colaborarão para realizar os primeiros passos para o desenvolvimento do cenário da inovação, como é o caso da região de Guarapuava. André Xavier, que hoje comanda os primeiros passos da Space, plataforma interativa para ajudar futuros empreendedores, e está envolvido com a comunidade local de startups, afirmou que buscará fortalecer o cenário em sua região. "Estamos tendo um despertar desse movimento com algumas ações de tecnologia especialmente na região dos Lagos e tenho certeza que as informações obtidas aqui e as ações previstas vão ajudar no desenvolvimento dos empreendedores locais", afirmou.

Como resultado do encontro, os empreendedores elaboraram um plano de trabalho para os próximos meses e previram ações como um cronograma de atividades, a elaboração de um grupo para comunicação permanente entre os empreendedores do estado, além de difundir os trabalhos do grupo para outros interessados.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.