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Sebrae/PR capacita startups do Trilha Unimed, em Ponta Grossa

Um grupo de cinco startups de Ponta Grossa acaba de concluir um ciclo de capacitações no Programa Trilha Unimed, ofertado pela Unimed, em parceria com o Sebrae/PR, para que os negócios inovadores possam ter mais chances de sucesso no mercado. O programa contou com a participação de startups criadas no 1º Hackathon Unimed Ponta Grossa, realizado em 2018, com a criação de 13 soluções tecnológicas para a saúde.

Por meio de workshops, mentorias e videoaulas, o programa que iniciou em maio deste ano, realizou sete encontros na Regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa. A Unimed Care participou do programa e, conforme a representante da startup, Lohane Elis Cordeiro Paz, a equipe tinha dúvidas de como iniciar o negócio e aplicar a teoria na prática. "Ampliamos nossos conhecimentos, evoluímos na forma de apresentar nossas ideias", considera. Para ela, os workshops referentes à validação de mercado, prototipação, como formar um time de alta performance e captação de recursos, foram fundamentais no processo.

A Unimed Care é um aplicativo de saúde preventiva com foco em idosos, que permite a anotação do calendário glicêmico, dos níveis de pressão arterial, lista de medicamentos, entre outros. Além disso, por meio do histórico, o usuário recebe dicas sobre os cuidados que devem ser adotados no dia a dia.

O ciclo de capacitações também abordou os temas modelos financeiros, canais de vendas, comunicação, tração, relações de sociedade e aspectos legais e investimentos. "O programa teve uma aceitação positiva e muitas das ideias ainda estão se desenvolvendo, com boas chances de se concretizarem no mercado", avalia o coordenador de Tecnologia da Informação da Unimed Ponta Grossa, Anderson Horácio dos Reis, ao explicar que, a princípio, o programa seria disponibilizado somente para as equipes vencedoras do Hackathon Unimed, mas que foi estendido aos demais participantes.

"Com o apoio da Unimed e do Sebrae/PR as startups que participaram da trilha, conseguiram desenhar as soluções e criar um roadmap a fim de entender quais são os próximos passos que devem seguir. Atualmente, eles entram na fase de validação de mercado, que é essencial para entender a demanda e expectativas do cliente, completa a consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral Orita.

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