em

Santa Catarina registra neve e chuva congelada; veja vídeos

Foto: Reprodução

O estado de Santa Catarina registrou a primeira neve do ano na noite desta quarta-feira (20), além de chuva congelada e congelante. O fenômeno ocorreu na cidade de Bom Jardim da Serra, que fica na Serra Catarinense, por volta das 21 horas.

A confirmação foi feita pelo G1, com informações coletadas junto ao Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo. “Foi a quinta vez que nevou em Santa Catarina no mês de abril desde 1999, ano em que o órgão passou catalogar dados de neve no Estado. A queda de temperaturas ocorre por causa da presença de um ciclone no oceano e a chegada de uma massa de ar frio”, aponta a reportagem.

Primeira neve do ano ou chuva congelada em Santa Catarina?

De acordo com o G1, primeiramente o Epagri/Ciram havia informado que o fenômeno teria sido, na verdade, chuva congelada e chuva congelante. “Nesta manhã, após uma análise, o órgão também confirmou sobre a queda da neve de fraca intensidade na região”, complementa.

A última informação da Defesa Civil do Estado, divulgada na noite de ontem (19), aponta que o que ocorreu em Santa Catarina não foi neve, e sim as tais das chuva congelada e de chuva congelante. 

“Assim como indicavam as previsões, a combinação de uma massa de ar polar que derrubou as temperaturas em Santa Catarina, com a atuação de um ciclone em alto mar, que traz umidade do oceano para o continente”, afirma o órgão.

Portanto, tudo indica que todos os três fenômenos ocorreram no estado.

Diferenças

Confira, a seguir, a explicação da Defesa Civil sobre as diferenças entre os fenômenos:

principal diferença entre neve, chuva congelada e chuva congelante, é de que a neve precipita em forma de cristais de gelo bem característicos, formados pelo congelamento do vapor d ́água suspenso na atmosfera, com a presença de umidade e em temperaturas próximas ou abaixo de zero. A chuva congelada,  em muitos casos antecede a precipitação de neve e chega à superfície em estado sólido ao tocar o solo, assumindo a forma de uma pequena pedrinha de gelo, similar a um granizo, podendo lembrar neve, já a chuva congelante descongela na atmosfera ao longo de seu caminho até o chão, congelando novamente ao tocar o solo, deixando uma superfície translúcida onde precipita. Com a aproximação do inverno, eventos desta natureza tendem a ser mais frequentes nas áreas mais altas do estado.

Vídeos

Veja vídeos de registro abaixo:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.