em

Sandro Alex ingressará com ação no MP obrigando isenção de pedágio de “eixo suspenso”

O deputado federal Sandro Alex (PPS-PR) informou que pretende ingressar nesta sexta-feira com representação no Ministério Público Federal para que seja proposta ação  civil  pública obrigando as concessionárias  de todo o país  a cumprirem imediatamente  a Lei dos Caminhoneiros que isenta os motoristas do não pagamento do pedágio  por eixo suspenso.

A isenção da cobrança foi incluída na Lei 13.103/2015 por iniciativa de Sandro Alex. A representação será protocolada na Procuradoria da República de Ponta Grossa. Segundo o parlamentar, a alegação das concessionárias de que a legislação só se aplica às rodovias federais não se sustenta.“Primeiro, fizeram uma tentativa para aumentar o preço do pedágio, agora vêm com essa história de que (a lei) só vale para as BRs. A legislação dispõe sobre o exercício da profissão de motorista  em todo o país não faz nenhum tipo de exceção aos estados e municípios ”, afirmou.

“O inciso 11 do art. 22 da Constituição Federal  diz claramente que  compete à União legislar sobre trânsito e transportes”, reforçou Sandro Alex.

O deputado paranaense lembrou ainda que o Decreto 8.433/2015, publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União, diz que órgãos competentes da União, dos estados , do Distrito Federal e dos municípios “disporão sobre as medidas técnicas e operacionais  para viabilizar a isenção” do pedágio. ”Enquanto não forem definidos estes critérios, os veículos de transporte de carga que passarem vazios em pedágios, com um ou mais eixos suspensos, em qualquer rodovia, não pagarão a taxa”, disse Sandro Alex.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.