em

Samu Regional deve operar em 45 dias 

Nesta quinta-feira (23), após reunião na Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), entre os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência dos Campos Gerais (CimSamu), o presidente do consórcio e prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB) informou que a previsão é que o Samu Regional inicie operação logo. "Na segunda-feira [27] faremos a assinatura do contrato do programa e, com isso, em 45 dias o Samu Regional deve começar a operar em cada município contratado", aponta.

Rangel destaca ainda o trabalho para que, enfim, o serviço inicie os atendimentos. "Foi um longo e difícil caminho percorrido, porque demanda uma estrutura muito grande. Estamos falando de atendimento a 13 municípios inicialmente, e para isso precisamos de ambulância nova, sistema de agenciamento para todo o sistema, contratação de funcionários, uma nova estrutura", cita. A sede do Samu Regional ficará em Ponta Grossa.

O presidente do consórcio ressalta ainda a expectativa para que o governo estadual anuncie, em breve, a entrega de uma nova aeronave que vai permitir a realização de voos noturnos. "E assim teremos atendimento 24 horas por dia, com atendimento muito superior aos municípios, sobretudo nas cidades que têm emergências na zona rural, onde muitas vezes  atendimento não ocorre em imediato e o deslocamento é precário", frisa.

Adesão

Dos 28 municípios que estavam previstos para compor o consórcio, quase todos já aderiram ao consórcio e 13 já assinaram o contrato, pertencentes a municípios que integram as regionais de Saúde de Ponta Grossa, Irati e Telêmaco Borba. "Nos preocupa o fato de importantes municípios ainda não estarem dentro do sistema, mas acredito que logo eles devem assinar os contratos. Para isso, os municípios devem ter a adesão ao serviço aprovada pelas suas câmaras municipais e isso precisa ser feito rapidamente. Até porque com o Samu Regional pode haver corte da regulação de leitos feitas pelo Estado para os municípios que não estão integrados ao Samu Regional", completa.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.