em

Sala Digital de PG é referência para outros municípios

Premiada nacionalmente pelo Sebrae, a Sala Digital da Prefeitura de Ponta Grossa é, além de modelo, utilizada por empresários de outros municípios: enquanto 58% dos acessos são feitos em Ponta Grossa, 25% são de Curitiba, 4% de São Paulo, e o restante de outros locais. Os dados foram repassados nesta quinta-feira (13) na cerimônia de lançamento da nova estrutura da Sala do Empreendedor, que foi repaginada, mas continua no piso térreo do Paço Municipal.

A ferramenta foi lançada no ano passado e já soma mais de 30 mil acessos de aproximadamente 5,3 mil usuários. Apesar de pertencer à Sala do Empreendedor, órgão municipal que presta atendimento a microempreendedores individuais (MEIs), a Sala Digital é voltada a todos os portes de empresas, já que reúne tutoriais e acesso rápido a links úteis para a gestão de todos os tipos de negócios.

“Essa ferramenta é gerida por dois servidores de carreira da Prefeitura; pessoas otimistas, assim como aqueles que utilizam o serviço – afinal, quem abre uma empresa acredita que vai ter sucesso”, destacou o prefeito Marcelo Rangel, referindo-se à coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, Tônia Mansani, e ao secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski (pasta à qual a Sala do Empreendedor passou a pertencer).

Conforme destaca Grokoviski, o projeto teve custo zero. “Uma plataforma criada sem custo, apenas com parcerias, rendeu um prêmio nacional na categoria de políticas públicas para o desenvolvimento dos pequenos negócios”, afirmou o secretário da Fazenda, lembrando da conquista do X Prêmio Prefeito Empreendedor, faturado no início de junho com o projeto da Sala Digital.

Na oportunidade, Tônia Mansani, idealizadora do projeto, destacou a necessidade do sistema. “O digital evita o desperdício de tempo, deslocamento para a Sala física e elimina a necessidade de acesso e busca de diversos sites, já que converge links úteis e serviços em um só local”, apontou ela, apresentando alguns dos resultados obtidos após o lançamento da plataforma.

Na comparação entre 2018 e 2019 o atendimento físico da Sala do Empreendedor registrou queda de 8%, enquanto as formalizações de MEIs cresceram 9,5% no mesmo período. “Os nossos pilares são a legalização, a simplificação, a capacitação e a emancipação. Buscamos oferecer o melhor atendimento possível ao pequeno empresário, que é a base da nossa economia”, ressaltou a coordenadora Tônia.

A Sala Digital pode ser acessada por meio do site https://saladoempreendedor.pontagrossa.pr.gov.br/.

MEIs

Hoje Ponta Grossa já soma mais de 15,1 mil microempreendedores individuais (MEIs). Para o gerente regional do Sebrae/PR, Joel Franzim, Ponta Grossa é referência nacional em políticas públicas voltada ao desenvolvimento de pequenos negócios. “Outros municípios vêm nos visitar para conhecer a nossa expertise, interessados em iniciativas como essa”, disse Franzim.

O gerente também lembrou que, há alguns anos, era traçada a meta de formalizar quatrocentos MEIs por ano na cidade – enquanto em 2019, antes da metade do ano, já são contabilizadas mais de mil novas empresas. “Cada MEI gera o seu emprego e mais um. Na época, pensávamos em 800 novas vagas por ano, refletindo em como para conseguir isso por meio de uma indústria, por exemplo, ela teria que ter um porte muito grande. Hoje, com o nosso total de microempresários na cidade, já temos mais de 30 mil vagas em atuação”, avaliou o gestor do Sebrae.

Órgão voltado ao atendimento de MEIs, Sala do Empreendedor de Ponta Grossa acumula diversas premiações (Foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.