em

Saiba como evitar a dor nas costas

O estresse do dia a dia e o tempo que se fica em uma só posição, sentado no trabalho por exemplo, aos poucos podem sobrecarregar as costas. O resultado é óbvio e já foi sentido por muitas pessoas: as costas começam a doer, como se estivessem carregando peso. Para evitar essa dor há várias medidas que podem ser tomadas, tanto para remediar quanto para diminuir as chances de desenvolvê-la. Confira:

Divulgação

Cuidado emergencial

Além de analgésicos, vale a pena usar bolsas térmicas para aliviar a dor. As compressas com água gelada e gelo ajudam a estimular a circulação sanguínea, o que diminui a dor. Já a água quente relaxa os músculos tensionados. Para obter o melhor resultado, faça compressas com uma bolsa de gelo em intervalos de cinco minutos, por meia hora aproximadamente. No dia seguinte, relaxe os músculos com uma toalha aquecida ou compressa quente.

 

Postura

Ficar o dia inteiro sentado de qualquer jeito pode prejudicar a coluna, ainda mais se a cadeira não for ergonômica, isto é, oferecer o conforto necessário ao corpo. Quem acessa a internet com o notebook na perna também erra, pois essa postura força o ombro e o pescoço.

 

Excesso de peso

É importante reparar ainda se a mochila ou bolsa está adequada para o peso total. De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, o peso máximo da bolsa para manter a saúde é de 10% do corpo. Isso quer dizer que quem pesa 60 kg, por exemplo, deve carregar no máximo 6 kg.

 

Colchão e travesseiro

Dormir bem é uma excelente forma de garantir a saúde das costas, além de relaxar os músculos e a mente. Para que o sono seja bem aproveitado, é importante dispor de um bom colchão que atenda àsnecessidades individuais. Nesse quesito, a densidade é o principal fator de escolha. Um colchão de densidade 28, por exemplo, suporta de 50 a 75 kg, enquanto o de densidade 45 é ideal para quem tem de 95 a 110 kg. Os fabricantes costumam disponibilizar essa informação, para que os consumidores façam a melhor compra.

 

Quem possui dores persistentes e algum problema clínico precisa consultar um médico para saber qual opção é mais adequada. Os colchões ortopédicos, nesses casos, podem ajudar mais a aliviar as dores nas costas.

 

Exercícios físicos

Outra forma de diminuir as chances de ter dor nas costas e ainda corrigir a postura é por meio de exercícios físicos. Praticar qualquer atividade ajuda a garantir a a resistência e a flexibilidade dos músculos. Para que o exercício seja melhor aproveitado, é importante fazer alongamento antes de iniciá-lo, pois reduz o risco de haver lesões e as tensões musculares. O alongamento é indicado também para quem não se exercita por falta de tempo, mas deseja ter mais flexibilidade nos músculos. Dez minutos são mais do que suficientes para deixar os músculos relaxados, evitando dor nas costas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.