em

Rede Marista de Solidariedade lança livro sobre proteção à criança e adolescente

Das Assessorias

Geliane Quemelo e Douglas Moreira com o livro ‘Tecendo Redes’

A Rede Marista de Solidariedade e o Ministério Público do Paraná lançaram ontem (2), o livro ‘Tecendo Redes – Fortalecimento das redes de proteção à infância e à adolescência no Paraná’. A publicação apresenta os resultados de dois anos do projeto ‘Tecendo Redes, uma parceria da Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança, do Adolescente e da Educação (CAOPCAE), do Ministério Público do Paraná.

O objetivo do projeto ‘Tecendo Redes’ foi desenvolver processos de sensibilização junto aos atores do Sistema de Garantia de Direitos (Conselhos tutelares, CREAS etc.), para aperfeiçoar a operacionalização das redes municipais de proteção e atendimento à infância e à adolescência no Paraná.

Para isso, foram realizados encontros nos municípios de União da Vitória, Cianorte, Cascavel, Maringá, Campo Largo, Paranaguá e Siqueira Campos, mobilizando mais de 800 pessoas, no total, que participaram de palestras realizadas pelos promotores de justiça e de oficinas em grupo facilitadas pela equipe do Centro Marista de Defesa da Infância. O livro além de trazer artigos de especialistas no tema, traz, ainda, depoimentos dos promotores de Justiça das comarcas dos municípios União da Vitória e Cianorte.

“O projeto partiu da necessidade de promover a articulação e integração operacional dos programas e serviços públicos municipais, na busca do aprimoramento do atendimento prestado às crianças, adolescentes e suas respectivas famílias, que precisa ser adequadamente planejado e executado de forma intersetorial/interdisciplinar, por meio de profissionais qualificados que possam somar esforços na busca de um objetivo comum: a proteção integral infanto-juvenil”, afirma Murillo José Diagiácono, Procurador de Justiça do CAOPCAE que realizou as palestras do projeto e assina artigo na publicação.

O livro traz uma discussão com apoio acadêmico e também o relato das experiências do projeto. “O objetivo é disseminar uma prática que alcançou êxitos, com pressupostos teóricos, e estimular com subsídios para que os municípios adotem o trabalho em rede”, explica Geliane Quemelo, assistente social do Centro Marista de Defesa da Infância responsável pelo projeto Tecendo Redes.

Serviço: Lançamento do Livro ‘Tecendo Redes – Fortalecimento das redes de proteção à infância e à adolescência no Paraná’

Data: 02/10/2014.

Horário: das 9 às 12 horas.

Local: Ministério Público do Paraná – Rua Marechal Hermes, 751, Centro Cívico – Curitiba/PR.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.