em

‘Ranking Web’ coloca UEPG entre 50 melhores do país

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) se coloca entre as 50 melhores universidades do Brasil, conforme o Ranking Web of Unversities – Webometrics, divulgado em janeiro último. Entre 1.507 instituições ranqueadas, a UEPG aparece na 49ª posição. No cenário latino-americano, vem no 116º lugar, enquanto no âmbito mundial está na 2.036ª colocação.

Webometrics é um sistema mundial de classificação de instituições de ensino superior, baseado em um indicador composto, que considera tanto o volume do conteúdo de cada instituição na internet (número de páginas e arquivos) quanto a visibilidade e o impacto dessas publicações online, de acordo com o número de citação do site que receberam.

De acordo com o portal Webometrics (www.webometrics.info), o ranking de cada instituição está fortemente ligado ao volume à qualidade dos conteúdos que publica na web. Tais conteúdos devem ser originados pela própria instituição, por membros ligados a ela ou por acordo especial com autores externos.

Na computação dos dados, o ranking Webometrics, além do volume e do impacto de publicações na web, considera a transparência, com base no número de citações de autores renomados; e a excelência, a partir do número de trabalhos entre os 10% mais citados em 26 disciplinas. O indicador de presença tem peso de 10%; visibilidade, 50%; transparência, 10% e excelência, 30%.

Na classificação de cada indicador em âmbito mundial, a UEPG se coloca na 3.090 posição, no critério de presença na web; 4.068, no quesito impacto; 1.653, no item transparência; e 2.014º lugar, no indicado de excelência. Desde 2004, o Ranking Webometrics é publicado duas vezes por ano, abrangendo mais de 24 mil Instituições de todos os continentes.

A Universidade de São Paulo é a primeira colocada no ranking nacional, ocupando a sexta posição na América Latina; e a 63ª posição no mundo. Entre as estaduais paranaenses, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem a melhor posição no cenário nacional. É a 23ª colocada, com a 42ª posição no ranking do continente; e 1.098º no mundo. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é a 27ª do país; 48ª do continente; e 1.119ª do mundo.

Ainda entre as estatuais paranaenses, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) ocupa 62ª colocação entre as instituições brasileiras; o 149º, entre as latino-americanas; e a 2.341ª posição mundial. A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) tem o 98º no ranking do país; 234º na América Latina; e 3.089º, no mundo;

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) ocupa a 8ª posição no ranking brasileiro; a 13ª colocação na América Latina; e a 515ª posição no planeta. Já a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) vem na 38ª posição do ranking nacional; 85ª, no âmbito continental; e 1.656 no âmbito mundial. Do Paraná, ainda aparece a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com a 33ª colocação do país; 62ª no continente; e 1.442 no mundo.

Confira o ranking completo da América Latina em http://www.webometrics.info/en/Latin_America?page=1

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.