em

Programa do Sebrae/PR para startups é realizado em Telêmaco Borba

Foto: divulgação

A primeira edição do StartSe, programa de pré-aceleração de startups do Sebrae/PR, resultou na criação de três startups em Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais. Durante três semanas 15 participantes, entre acadêmicos e profissionais da Faculdade de Telêmaco Borba (Fateb) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), receberam mentorias e capacitações e ainda participaram de workshops para que as ideias pudessem ser formatadas.

Toda a programação, que contou com a parceria da Prefeitura de Telêmaco Borba, Fateb e Senai, aconteceu no Espaço Empreendedor do município. Dentre as startups criadas está a “E aí, aluga?”, para a locação de espaços de lazer. Um dos integrantes do grupo é o acadêmico do curso de Engenharia de Produção da Fateb, Emerson dos Santos Satírio. Segundo ele, a ideia já foi validada e o grupo, composto por outros acadêmicos, busca, agora, um programador para desenvolvimento do aplicativo e site.

Também foi criada a startup “Haco”, que é a abreviatura de habilidades compartilhadas. A proposta, segundo o acadêmico do curso de Engenharia de Produção da Fateb, Heleno Melo Pontes, é conectar pessoas a trabalhos específicos. “Eu os demais integrantes do curso tínhamos ideias diferentes, mas chegamos a um consenso de criar um aplicativo e um site para que as pessoas possam oferecer e divulgar suas habilidades. Encontramos as ferramentas necessárias para criar a startup e esperamos desenvolver as plataformas e validar o negócio”, comenta.

Além destas, também surgiu a startup “HView”, que permite o auto monitoramento de residências. “É uma solução pensada para as pessoas que viajam e precisam verificar se a casa está segura”, explica o acadêmico do curso de tecnólogo em Automação Industrial do Senai, Kaíque Mottes Mai. Conforme ele, o grupo, formado por mais dois integrantes, vai trabalhar com o slogan “Segurança nas suas mãos”.

“Todas as ideias foram criadas durante o programa e notamos que, no decorrer dos dias, eles se doaram cada vez mais aos projetos. O resultado final foi surpreendente”, diz a consultora do Sebrae/PR, Thaíse Amaral Orita, ao frisar que até outubro deste ano serão oferecidas mentorias, capacitações e workshops para os envolvidos na criação das startups. Posteriormente, eles serão conectados com possíveis investidores.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.

Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.