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Professora do Cescage é convidada para debater em audiência pública na Câmara Federal

A professora Erika Zanoni, do curso de Medicina Veterinária, das Faculdades Cescage, participa nesta quarta-feira (06), às 15h, de uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre Intervenção Assistida por Animais (IAA). A docente foi convidada pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD), para debater o Projeto de Lei nº 5.083/2016, que procura regulamentar a IAA. O Relator da matéria, Deputado Dr. Jorge Silva (PHS/ES), é autor do Requerimento que solicitou a audiência. O projeto é de autoria da Deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP).

O assunto será debatido com a professora Erika Zanoni, Graduada em Medicina Veterinária pela UFP e doutoranda em Ciências Biológicas; Marco Antonio Pellegrini, Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Ministério dos Direitos Humanos/MDH; Renata Andrade, Especialista em Gestão Inclusiva e Desenho Universal e Mestre em Tecnologia Assistida; e Vinicius Ribeiro, Fisioterapeuta, Integrante da TAC, Associação que atua nas Terapias de Educação Assistida por Animais.

 

“Está faltando regulamentação sobre a IAA e a partir disso podemos tem uma lei específica. O debate servirá para discussão do grande impacto na vida das pessoas. Com essa audiência podemos regular e fazer com que os animais possam entrar nos hospitais, clínicas, e tantos outros lugares. Essa aproximação do ser humano com a natureza, especificamente o animal, tem um valor terapêutico diferenciado”, disse Erika Zanoni.

A IAA tem se disseminado em todo o mundo, suscitando inclusive o engajamento de diversas universidades, como é o caso das Faculdades Cescage, que prioriza o desenvolvimento de estudos, pesquisas e programas que visam demonstrar a melhoria nas condições de saúde, mobilidade, aprendizagem, autonomia e socialização das pessoas assistidas pelos tipos de intervenção acima identificados.

A professora Erika Zanoni, é coordenadora do Mascotes da Alegria, projeto que desenvolve a IAA em escolas, colégios, entidades, comunidade e na Fazenda Escola Cescage. Desde 2010, o projeto atende crianças, adolescentes, idosos, portadores de necessidades especiais. Os atendimentos são realizados na Fazenda Escola do Cescage, onde os participantes podem conhecer o museu de anatomia, hospital veterinário e o laboratório de hematologia. Na visitação os profissionais fazem uma simulação de consulta junto com os visitantes. Os visitantes colocam estetoscópio e simulam uma consulta com os cães da Fazenda Escola. As visitas também acontecem fora da instituição onde entidades solicitam a visitação.

“Até agora realizamos mais de 3 mil atendimentos. É um método de terapia alternativa para oferecer uma melhora na saúde. Verificamos neste trabalho que há um aumento da motivação para os estudos despertando neles o papel solidário”, finalizou.

 

Intervenção Assistida por Animais – IAA

Engloba um conjunto de abordagens que buscam a melhoria da saúde, da aprendizagem e da socialização das pessoas assistidas, por meio da utilização de animais em suas práticas. A IAA se organiza em três vertentes: quando tem uma finalidade terapêutica, denomina-se Terapia Assistida por Animais – TAA; quando se volta para a consecução de objetivos educacionais, é chamada de Educação Assistida por Animais – EAA; quando se destina a proporcionar melhorias na socialização e autonomia das pessoas assistidas, intitula-se Atividade Assistida por Animais – AAA.

Ressalte-se que os animais que proporcionam consolo, distração ou companhia para seus possuidores, mas não são capacitados para realizar tarefas específicas, não são considerados animais de intervenção assistida.

 

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