em

Professor da UEPG faz pesquisa na Alemanha

Para a inserção internacional das pesquisas realizadas no Laboratório de Biotecnologia Aplicada à Fruticultura da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), o professor doutor Ricardo Antonio Ayub segue para a Alemanha, em junho, onde permanece por três meses. Vinculado ao Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade da UEPG, Ayub vai desenvolver trabalhos em armazenamento de frutos, no Centro de Competência em Fruticultura (KOB), em Ravensburg, no Sul da Alemanha. Também vai participar do Congresso Europeu de Horticultura, na França, na primeira semana de julho.

Ele vai divulgar a experiência da UEPG em fruticultura. “Espero trazer, desse período no exterior, conhecimentos na área de armazenamento de frutos”, diz Ayub, assinalando que, em 2011, a UEPG formalizou convênio com o Centro de Competência em Fruticultura, da Alemanha, que permite intercâmbio de professores e acadêmicos interessados na área da fruticultura.

Na Alemanha, em razão do curto período, o professor vai desenvolver trabalhos com a cereja, por se tratar de fruto de rápido desenvolvimento e amadurecimento. O que permite a obtenção de resultados que podem ser publicados ainda em 2012. A escolha pela cereja também tem a ver com fato da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), com sede em Bonn, solicitarem a geração de informações que possam fortalecer a cooperação internacional, segundo Ayub.

Ainda na Alemanha, Ayub vai participar do Encontro de Transferência de Tecnologia voltado a produtores alemães e suíços, que tem organização através do KOB (Centro de Competência em Fruticultura). Ainda pretende visitar as universidades de Hohenheim e de Stuttgart (Alemanha). Na França, Ricardo Ayub vai apresentar os resultados preliminares dos trabalhos em RMN (Ressonância Magnética Nuclear), na qualidade de frutos de ameixa; e sobre ponto de colheita e armazenamento de frutos de ameixeira cultivar irati.

 

créditos

O professor Ricardo Ayub vai divulgar, na Alemanha, a experiência da UEPG em fruticultura na área de pesquisa em biotecnologia aplicada à fisiologia pós-colheita

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.