em

Procon propõe ajuste de conduta para agências do BB em PG

Fábio Matavelli
Trabalhadores da agência da Nova Rússia realizaram protesto recentemente

O fechamento da agência do Nova Rússia do Banco do Brasil não deve prejudicar o consumidor. Esse foi um dos compromissos assumidos pela superintendência do banco com o Procon Ponta Grossa, durante reunião, na manhã dessa segunda-feira, entre o coordenador, Edgar Hampf, o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, o deputado federal Sandro Alex, o superintendente regional do Banco do Brasil, Everton Luís Kapfenberger, e o gerente de Relacionamento, Heron Severeo Moleta. O banco se responsabilizou em criar mecanismos e reforçar estrutura para que não haja prejuízo no atendimento ao consumidor.

“O Procon vai monitorar esse trabalho e também estabelecer novos canais de comunicação com o banco, de forma que se faça um monitoramento conjunto, para que eventuais falhas sejam corrigidas e ainda antes de qualquer mudança, seja reforçada a estrutura já existente”, explicou Hampf. De acordo com o superintendente do Banco do Brasil, com o fechamento da agência da Nova Rússia, nada muda para os correntistas. Será feito, de acordo com Kapfenberger, apenas a relocação para outras agências. Os clientes da Nova Rússia serão atendidos pelas agências da Augusto Ribas e Vicente Machado.

“Estamos nos preparando para essa mudança e, juntamente com o Procon, estaremos monitorando toda a situação, prontos para dar suporte aos clientes”, disse Kapfenberger. O Banco do Brasil abrirá uma central de atendimento específica para atender aos clientes da agência que está sendo fechada. De acordo com ele, os correntistas serão respeitados no prazo de tempo de espera nas filas. “Nosso pessoal está preparado para absolver toda a demanda”, disse. A partir do fechamento da agência Nova Rússia, funcionários estarão orientando e direcionando os correntistas. Já os bancários da agência Nova Rússia, segundo ele, serão relocados para outras agências.

A reunião foi solicitada pelo Procon que, há alguns dias, notificou o Banco do Brasil para apresentar um plano de ação diante do anúncio do fechamento da agência Nova Rússia. As respostas, segundo o coordenador do Procon, não haviam sido suficiente. “Por isso solicitamos essa reunião. Queremos um compromisso formal do Banco do Brasil enumerando as medidas que serão tomadas, num termo de ajuste de conduta, para minimizar o impacto da mudança da estrutura na vida do consumidor”, disse Hampf.

Para o coordenador do Procon, a preocupação do órgão está não apenas na manutenção dos direitos dos consumidores que são clientes do banco e têm contas na agência que será fechada, como também dos demais clientes e usuários – “consumidores, naturalmente, em geral” – que utilizam as demais agências. “Nossa preocupação é que haja estrutura de suporte suficiente e disponível para fazer frente à nova demanda, e que os serviços possam ser prestados sem prejuízo ao consumidor”.

Já nos próximos dias, garantiu o superintendente, o elenco das medidas já adotadas e em vias de implantação será encaminhado ao Procon. Também foi acertado que durante o período de ajustamento, o Procon e a Superintendência manterão contato permanente, para eventuais correções e novas medidas. “Sem dúvida o diálogo é o melhor caminho. Agradecemos a prontidão do Banco do Brasil e também do deputado Sandro Alex, que tem sido um parceiro incansável desta Coordenadoria”, anota Hampf.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.