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Procon divulga a lista de “campeãs” de reclamação

O setor de serviços, principalmente na área de telecomunicações, foi o que mais incomodou os consumidores durante o ano de 2015, segundo levantamento do PROCON de Ponta Grossa. Os dados consolidados de janeiro a dezembro do ano passado indicam que boa parte dos quase 8.000 atendimentos, processos e audiências desenvolvidos pelo órgão, que integra a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, foram provocados por falhas nos serviços prestados por empresas de telecomunicações.

 

Peterson Strack

 

No topo da lista, com mais de 2.000 atendimentos, estão três operadoras de telefonia: Tim, Oi e Claro. Entre as dez empresas com mais reclamações estão outras do mesmo setor: GVT, Sky e Vivo. Completam essa listagem quatro instituições financeiras. Pela ordem, aparecem o banco Itaú, a Caixa Econômica Federal, o banco BGN e o banco Bradesco.

De acordo com o coordenador do Procon de Ponta Grossa, Edgar Hampf, os dados disponibilizados pelo órgão permitem ao consumidor também verificar quais dessas empresas apresentam maior flexibilidade e rapidez na resposta às reclamações dos usuários. Em muitos casos, quase 80% das reclamações são resolvidas ainda na fase inicial do processo, assim que o consumidor procura o Procon e este aciona a empresa reclamada. “Temos especial cuidado em buscar imediata solução para os problemas que nos chegam. Estamos trabalhando para que o máximo possível de reclamações seja resolvido ainda no primeiro momento: de imediato ou a curtíssimo prazo”, registra o coordenador do Procon. Segundo ele, a idéia é fazer com que o consumidor tenha atendidos ou preservados seus direitos rapidamente.

Além do mais, “todo o processo administrativo, além de consumir um tempo precioso do consumidor, implica em acionar uma estrutura respeitável, o que acarreta também custos para a administração, além de não se traduzir na resposta que o cidadão espera. Portanto, o que fazemos é empreender todo o esforço para solucionar as queixas de imediato. Em um grau bastante expressivo, temos obtido sucesso nisso: as empresas, de todas as áreas, sabem da importância do atendimento às demandas de seus clientes e usuários. E sabem também das penalidades que são impostas quando os direitos do consumidor são desrespeitados”, informa o coordenador.
A relação completa das 50 empresas com maior número de registros no Procon, em 2015, está já disponível no site da Prefeitura de Ponta Grossa

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