em

Procon alerta para golpe do provedor de internet

Um novo golpe está sendo praticado contra os consumidores de serviços de internet. O alerta foi feito nesta quinta-feira pelo coordenador do Procon de Ponta Grossa, Edgar Hampf. A dinâmica do golpe é a seguinte: um consumidor liga para uma determinada operadora de telefonia para contratar o serviço de acesso fixo à internet. Feita a contratação, dias ou horas após terminar a conversa com o atendente, o consumidor começa a receber insistentes e, por vezes, confusas ligações telefônicas de empresas de mídia on-line (também chamadas de provedores de internet ou portais de conteúdo), que oferecem seus “planos de acesso”, afirmando serem esses necessários para instalação da internet.

Alguns consumidores, pensando serem complementares tais serviços, acabam por fechar o contrato. Outros, cientes de que esses planos são dispensáveis para o acesso à internet, recusam a contratação. Nesses casos, entretanto, o assédio das empresas continua, chegando a abordagens constrangedoras, quando são comuns afirmações como “se não contratar um de nossos planos, sua internet jamais funcionará”.

“O usuário só precisa contratar com a operadora, que vai lhe fornecer um nome de usuário (login) e uma senha. A partir disso ele já pode acessar a internet”, explica Edgar.         Atualmente, a contratação de provedores não é requisito para acesso à internet.

A recomendação do Procon é que os consumidores fiquem atentos às abordagens de representantes de portais e provedores de conteúdo de internet, e recusem serviços oferecidos daquela forma. Já o consumidor que contratou empresas de mídia on-line com a falsa noção de que seriam indispensáveis para acesso à internet, a recomendação é para que façam contato com a própria empresa, pleiteando o cancelamento imediato do contrato. Se essa solicitação não for atendida, o consumidor pode fazer sua reclamação no Procon ou diretamente no Juizado Especial Cível.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.