em

Prefeitura confirma instalação da Tatra em PG

Após reunião com o Executivo de Ponta Grossa, a Tatra confirmou que implantará unidade do grupo em Ponta Grossa. "O grupo visitou, na manhã desta quarta-feira, novas áreas com potencial para instalação da Tatra em Ponta Grossa, fotografou estes espaços e agora discutirá junto à diretoria a questão de valores e melhor espaço de instalação. Mas, o que já é certo é que a unidade ficará em Ponta Grossa", destaca o secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro. Essa é a segunda vez que o grupo conhece possíveis locais para abrigar a indústria. No final de maio, em visita a cidade, os empresários tchecos realizaram tratativas da intenção de implantação da fabricante de veículos no município.
A Tatra é uma fabricante de caminhões fundada em 1850 na República Tcheca. A unidade em Ponta Grossa deverá ser a primeira fora do país de origem e a previsão é que o investimento  inicial da empresa some aproximadamente R$ 600 milhões.
Na manhã de ontem, em Ponta Grossa, a Prefeitura assinou protocolo de intenções com as empresas Tatra Motors e Brano Group para o Programa de Qualificação Internacional (PQI) que enviará até 20 estudantes ponta-grossenses para realizar estágio na sede das empresas na República Tcheca. Participaram da celebração do protocolo o deputado federal e representante das empresas, Pavel Juricek, e a embaixadora do país no Brasil, Sandra Lang Linkensederová.
De acordo com o prefeito Marcelo Rangel, o programa será gratuito para os estudantes que forem escolhidos. Caberá a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Sala de Qualificação Profissional, órgão da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, selecionar os candidatos e providenciar as passagens aéreas aos estagiários para participarem do PQI no país europeu. Demais despesas como moradia e alimentação serão de responsabilidade da Trata e da Brano. 
Segundo Pavel Juricek, a proposta é que sejam enviados dez estudantes para a Brano e dez para a Tatra, com a intenção da criação de um laboratório de ciência, assim que confirmada a vinda da montadora de caminhões em Ponta Grossa. Na noite de terça-feira (09), o grupo se reuniu com o prefeito Marcelo Rangel, o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex e o vice-governador, Darci Piana em reunião em Curitiba. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.