em

Prefeitos se comprometem com diagnóstico regional

Prefeitos da região iniciaram ontem discussões sobre a Região Metropolitana dos Campos Gerais

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais colocou em pauta ontem a primeira discussão sobre a instalação da Região Metropolitana e os prefeitos vão discutir áreas de interesse em comum como primeiro passo para verificar a viabilidade do projeto.

A reunião foi realizada em Piraí do Sul e contou com a presença de técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (SEDU) e prefeitos da região. “Com a instituição de novas Regiões Metropolitanas no Paraná e do Estatuto das Metrópoles avaliei que teríamos que abordar este tema com os prefeitos dos Campos Gerais. O assunto é polêmico, mas é em meio às polêmicas que acontecem as grandes realizações”, disse o presidente da AMCG, e prefeito de Carambeí, Osmar Blum.

Para o coordenador do Plano de Apoio aos Municípios da Paraná Cidade, o engenheiro Álvaro Cabrini, a região dos Campos Gerais está à frente daquelas que acabaram de criar suas regiões metropolitanas, já que em 12 de janeiro deste ano foi instituída a lei de número 13.089 que instituiu o Estatuto da Metrópole. “Somente com este Estatuto é que ficaram claras as responsabilidades das regiões metropolitanas”, explica, destacando que há ações, como o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), que já estão com o prazo correndo para ser entregue e aprovado nas mais diversas instâncias de Governo. “Caso seja definida pela viabilidade da Região Metropolitana dos Campos Gerais vocês já contarão com este Plano”, avalia.

O deputado federal Sandro Alex, que acompanhou as discussões, afirmou que os Campos Gerais será a primeira região a discutir com profundidade o assunto, avaliando os prós e contras da criação da Região Metropolitana, após a instituição do Estatuto. “Esta questão ainda tem muito a ser debatida. Em Brasília ainda não discutimos a lei. Após passar pelas Comissões da Câmara Federal, conforme o parlamentar, o Estatuto das Metrópoles ainda poderá conta com alterações, até mesmo propostas por Sandro após a conversa com os prefeitos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.